Avaliação Externa do Programa de Ciência da Rede Pública de Educação do Município de Salvador – desenvolvido pela Sangari Brasil – para as escolas do Ensino Básico

22 de out de 2007 - dev

Desenvolvido pela RITLA, o estudo avalia a eficiência do projeto “Programa Ciência e Tecnologia com Criatividade – CTC” e o impacto que o ensino das ciências causa nas escolas vinculando a teoria, prática e a realidade dos estudantes.

Com o objetivo de avaliar o impacto que o ensino das ciências causa nas escolas, a RITLA (Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana) desenvolveu uma pesquisa sobre a pertinência e a eficiência do Programa do Programa CTC (Ciência e Tecnologia com Criatividade), da Sangari Brasil. O resultado parcial desta avaliação, aplicada no Projeto-Piloto com 11 escolas da Rede Pública de Educação do Município de Salvador, será apresentado na próxima segunda-feira, dia 22/10, às 14 horas, no auditório do Instituto Municipal de Educação José Arapiraca -IMEJA, (Boca do Rio, s/n), em Salvador/Ba.

Voltado para o Ensino Fundamental, o Programa CTC da Sangari Brasil é o único programa de ciências avaliado positivamente pela Unesco na América Latina. Desenvolvido por profissionais especializados, o CTC possui um currículo diferenciado, com uma abordagem nas diferentes áreas das ciências, articuladas com outras disciplinas como matemática, língua portuguesa, geografia, história, artes e educação física. É uma proposta completa com atividades de investigação em todas as aulas que, gradualmente, possibilitam aos alunos desenvolver a curiosidade, a criatividade e o raciocínio lógico.

A apresentação do Relatório Parcial de Avaliação do CTC contará com a presença do presidente da Ritla – Jorge Werthein, o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campelo, o presidente da Sangari, Ben Sangari, e todos os envolvidos no projeto: professores, diretores, alunos, pais, coordenadores pedagógicos, coordenadores regionais, técnicos e gestores da Secretaria da Educação e Cultura.

Sobre a Sangari Brasil

Fundada em 1997, pelo físico e empresário Ben Sangari, a empresa faz parte do grupo internacional Sangari, que há 42 anos desenvolve soluções para melhorar o ensino no mundo por meio da Ciência. Criado na Inglaterra por Antony Sangari, em 1965, o grupo está presente em 15 países como: África do Sul, Cazaquistão, Egito, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Inglaterra, Irã, Moçambique, Namíbia, Paquistão, Portugal, Romênia e Turquia.

A Sangari Brasil oferece um programa para o Ensino Fundamental chamado CTC – Ciência e Tecnologia com Criatividade e uma coleção de experimentos em microescala para o Ensino Médio, o DAC – Descobrindo a Ciência. Esses programas permitem combinar o conhecimento de várias áreas utilizando atividades instigantes, interativas e que estimulam a experimentação, a investigação e o questionamento por parte do estudante.