BAHIA WEEK NA FILADÉLFIA Secretária Olívia Santana e secretário Leonel Leal Neto representam o prefeito

17 de out de 2005 - dev

BAHIA WEEK na Filadélfia

Pedro Castro Filho

A histórica cidade da Filadélfia será palco, entre os dias 18 e 21 de outubro, da Bahia Week. Desde o início da década de 80, Salvador e Filadélfia protocolaram o acordo que tornou a capital da Bahia e da Pensilvânia cidades-irmãs. Durante os dia 18, 19 e 20 de outubro, sempre após as estréias norte-americanas dos documentários “Orixás da Bahia”, “Cidade das Mulheres” e “Mandinga em Manhattan” (produzidos e dirigidos pelo baiano Lázaro Farias), a secretária de Educação e Cultura de Salvador, Olívia Santana, realizará palestras para estudantes universitários e professores norte-americanos, abordando “A Importância da Herança Africana Na Formação da Identidade e Sociedade Brasileira”. Olívia Santana também terá encontros com representantes de instituições de ensino norte-americanas e do Museu da Arte da Filadélfia.

Salvador tornou-se neste ano a primeira capital do Brasil a implantar em toda a rede pública o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira. Através de decreto, o atual prefeito da Filadélfia, John Street, determinou o ensino da cultura afro-americana na rede pública. A Filadélfia foi a primeira capital dos Estados Unidos e 55% da sua população é negra.

Dentre as atividades que integram a Bahia Week na Filadélfia, será realizada, no Annenberg Center, a exposição fotográfica ”Mundo Negro Ilê Aiyê”, composta por 35 trabalhos de profissionais de Salvador e do sul do país que se debruçaram sobre a trajetória do primeiro bloco afro do Brasil. Dentre eles, Agliberto Lima, Evandro Teixeira, Juca Varella, Mário Cravo, Sora Maia, Marcio Costa, Rogério Ferrari e Lúcia Correia Lima, que também é curadora da exposição.

A Bahia Week será encerrada, no dia 21 de outubro, no Zellerbach Theatre, com show de Daniela Mercury, que será precedido por um jantar de comida baiana, realizado pelo chef Odilon Braga, professor do Curso de Administração Hoteleira da FIB. Ele ainda comandará uma oficina culinária que contará com a participação de alunos da Universidade da Pensilvânia

Também marca presença na Bahia Week na Filadélfia o secretário municipal de Relações Internacionais, Leonel Leal Neto, que terá contatos bilaterais com representantes da iniciativa privada e do Poder Público local, dentre eles o Departamento de Comércio da Cidade da Filadélfia.