Baianos tem novo cartão de saúde

17 de maio de 2010 - dev

O prefeito João Henrique, o secretário Municipal da Saúde, José Carlos Brito, o subsecretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eliezer Cruz, pais, alunos e demais autoridades participaram na manhã desta segunda-feira (17), na Escola Municipal Olga Metting, do lançamento do Cartão Municipal da Saúde, um cartão magnético que segue todas as premissas e diretrizes do cartão nacional de saúde e que possibilita a veiculação de procedimentos executados no âmbito do SUS ao usuário.

“Estamos avançando e aprimorando os nossos serviços para atender com excelência todos os cidadãos. O lançamento desse novo cartão mostra que Salvador está em contínuo avanço”, disse o prefeito.

De acordo com o coordenador do núcleo de gestão da informação da SMS, Ariovaldo Borges Júnior, o usuário do SUS também poderá utilizar o Cartão para marcar consultas e exames nas unidades de saúde ou através do Disque 160. “Os interessados poderão ainda acompanhar pela internet se o procedimento que necessita está autorizado, pesquisar resultados de exames feitos e verificar o histórico de vacinação direto do site da Secretaria Municipal da Saúde (www.saude.salvador.ba.gov.br)”, explicou Borges.

Para o subsecretário da educação, o Cartão Municipal da Saúde é mais um avanço que vai facilitar a vida de todos os cidadãos. “Assim como o pioneirismo de Salvador na realização do voto eletrônico para eleição de gestores e o Mapa Digital da Educação, o Cartão Municipal da Saúde é uma prova incontestável de que a capital baiana tem enfrentado seus desafios de forma plena e facilitada sempre em prol dos cidadãos”, ressaltou Eliezer.

O secretário da Saúde comemorou a realização do lançamento do cartão e destacou a importância do evento ser realizado em uma escola municipal. “Hoje é um dia importante para a saúde do município e por isso escolhemos a escola Municipal Olga Metting para prestigiar e simbolizar todos os cidadãos da nossa cidade. Com certeza, este momento é um divisor de águas na assistência a saúde de Salvador”, finalizou Brito.

O Cartão Municipal da Saúde pode ser adquirido em qualquer posto de saúde, para isso, é preciso apresentar RG, comprovante de residência e certidão de nascimento, em caso de menores de 16 anos.