Banda marcial de escola municipal participará de desfile do 2 de Julho

30 de jun de 2017 - Jornalismo

O hino da Independência da Bahia já está ensaiado para ser o abre alas do grupo nas ruas de Salvador no sábado (1º), em Pirajá, e no domingo (2), no Centro Histórico da cidade. A Banda Marcial de Pirajá (Masp Show), composta por 45 músicos – alunos e ex-alunos da Escola Municipal Alexandrina Santos Pitta –, desfilará pelo sétimo ano consecutivo na comemoração do 2 de Julho, levando alegria ao público e fazendo reverência aos heróis que lutaram pela Independência do Brasil em território baiano.

Para o desfile de 2017, a Masp Show prepara um repertório especial e muitas surpresas para o percurso que realiza no domingo, da Praça Municipal até a Praça 2 de Julho (Campo Grande). De acordo com o regente Emerson Brito, este ano a apresentação da banda terá um sabor diferente: o grupo passou por uma grande evolução, deixando a categoria de fanfarra, na qual predominam os instrumentos de percussão, e tornando-se banda marcial, com a utilização também de metais.

“Ano passado, no 2 de Julho, ainda estávamos com nossos instrumentos de gatilho mesclados com os novos instrumentos que uma banda marcial utiliza. Este ano será diferente. Teremos a banda 100% marcial no desfile, o que representa um musical diferenciado para apresentar ao público”, explicou o regente.

No repertório da banda, que tem como ponto forte a música erudita, serão incorporados hits da Música Popular Brasileira (MPB), como clássicos da banda Roupa Nova, dos cantores Fábio Júnior e Djavan, além de faixas atuais como “Cheguei”, sucesso na voz de cantora Ludmilla e o fenômeno da internet “Despacito”, de Luis Fonsi, Daddy Yankee e Erika Ender. Todo o repertório é composto de forma colaborativa entre os músicos, que buscam faixas que possam agradar o público e as adaptam para as apresentações.

Sentimento e rotina – Embora a Masp exista desde 1999, o grupo só começou a se apresentar na Independência da Bahia em 2011, após passar cinco anos sem atividade. “Para mim, que já toquei e hoje estou como regente, o 2 de Julho é a apresentação mais importe que faço no ano e o sentimento é igual para todos os alunos. Quando eu tocava, desfilar era muito mais importante do que competir. É uma sensação diferente, mexe com a gente. Nós levamos no rosto patriotismo, temos uma sensação de reconhecimento do trabalho quando nos apresentamos”, completou.

Para os músicos, que ensaiam arduamente de segunda a sexta-feira à noite, a expectativa é grande. O ex-aluno da escola e hoje monitor da banda Jonathas dos Santos, 18 anos, está presente no grupo há sete anos e conta que o 2 de Julho, aliado à sensação de levar alegria para as pessoas, age na equipe de forma singular. “Quando nós subimos a Ladeira da Praça, já começamos a ouvir os gritos das pessoas na torcida. Faremos um grande espetáculo este ano. Estamos em um grupo hoje onde estão as melhores bandas e queremos manter esse patamar. É um orgulho muito grande ser porta-cartel da Masp”, destacou emocionado.

Além da Escola Alexandrina Santos Pita, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) mobilizou mais cinco instituições para participarem das festividades neste fim de semana. Estarão presentes as fanfarras das escolas municipais da Palestina (Palestina), Helena Magalhães (Boa Vista de São Caetano), Senador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães (Escada), de Fazenda Coutos (Fazenda Coutos) e Teodoro Sampaio (Santa Cruz). Ao todo 555 alunos da rede municipal irão abrilhantar ainda mais o desfile no domingo.

Fonte: Secom / Foto: Jefferson Peixoto.