Beleza e técnica marcam IV Festival de Ginástica Rítmica

06 de nov de 2010 - dev

Alunos da rede municipal de ensino agitaram, neste sábado (06), o Ginásio de Esporte do Colégio Salesiano Dom Bosco, situado no bairro de São Marcos, com um espetáculo de ritmos e coreografias, durante o IV Festival de Ginástica Rítmica das Escolas Municipais, promovido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).

“Através do esporte a Secult vem conseguindo combater a evasão escolar e por isso o festival tem um significado muito especial. Durante todo o ano foram realizados jogos e torneios de outras modalidades como Xadrez, Futsal, Handebol, Vôlei, Atletismo, além de uma série de jogos de salão”, pontua Ivone Portela, coordenadora do Programa de Educação Esportiva da Secult.

Para a abertura, o Grupo de Ginástica Rítmica da APAE apresentou, com muita graça e beleza, uma coreografia utilizando aparelhos como a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.

Com muito charme e brilho, alunos de 22 escolas municipais se apresentaram para uma platéia animada, que acompanhou e retribuiu com muitos aplausos. Para o secretário Carlos Ribeiro Soares, o esporte educa e eleva a autoestima dos alunos, que com as atividades esportivas, aprendem a superar os desafios.

“A Secult está atenta às novidades e dá total apoio a esta iniciativa. O nosso objetivo é ampliar os espaços esportivos em toda rede municipal, pois educação e esporte estão ligados. Os dois juntos são ferramentas poderosas de inclusão social e combate à violência”, declarou Soares.

A proposta do festival é fazer a integração e socialização de mais de duas mil meninas que praticam o esporte
na rede municipal. A idéia principal do programa é promover atividades apenas como caráter educativo nas unidades, mas o talento de algumas jovens despertaram a atenção de centros de treinamentos avançados, como é o caso de Rafaela Soares, estudante do 6º ano da Escola Municipal Amélia Rodrigues, a primeira estudante de escola pública a integrar a Seleção Baiana de Ginástica Rítmica e forte candidata a representar o Brasil nas Olimpíadas de 2016

A estudante da Escola Municipal Comunitária do Bom Juá, Allana Souza, diz que “as apresentações de ginástica são muito bonitas. Eu gosto de assistir”, relata encantada. A professora da modalidade esportiva, Patrícia Chaves, afirma que “o trabalho é muito gratificante. Durante todo o ano letivo elas preparam para participar de diversas apresentações e sempre conseguem deixar todos admirados”.

O programa iniciou em 2006 com apenas seis núcleos de GR, atualmente a rede conta com 24 unidades de treinamento.