Biodiversidade é tema de desfile de escola municipal

05 de out de 2015 - Jornalismo

Para Adriele Santos, aluna da Escola Municipal Engenheiro Carlos Batalha, a necessidade de preservação do meio ambiente é muito clara: “Precisamos fazer a nossa parte. Não jogar lixo em qualquer lugar e reciclar tudo que pudermos”. O pensamento de Adriele é compartilhado pelos seus colegas que, na última sexta-feira (2), realizaram um desfile pelas ruas da Boa Vista do São Caetano para chamar a atenção da comunidade quanto às diversas formas de preservação da natureza. Durante todo o percurso, muito entusiasmo nos olhos de alunos e moradores do bairro, que aplaudiram e acompanharam com atenção as cinco alas do desfile. A atividade faz parte do projeto “Minha Escola Lê” que, desta vez, trabalhou o tema Biodiversidade.

A necessidade de preservação foi traduzida em cores e cartazes. Na ala “Animais em Extinção”, os alunos, com máscaras de diferentes bichos, chamavam atenção para a preservação da fauna, tão necessária para o equilíbrio das florestas e dos rios, representados na ala da “Preservação das Águas e dos Recursos Hídricos”, que alertava para o perigo da poluição das grandes nascentes de água potável. Fantasiados com recortes de jornais, pedaços de papelão e outras peças construídas a base de materiais reciclados, os estudantes lembraram também sobre a reciclagem, que pode transformar “lixo em luxo”.

A professora Cassia Viviane dos Santos, vice-diretora da unidade, destacou a importância da participação dos alunos e dos professores em todo o processo de construção do projeto “Minha Escola Lê: Biodiversidade”. “A comunidade escolar abraçou a ideia. Os alunos, orientados pelos professores, construíram um conteúdo rico e significativo para a apropriação do conhecimento necessário para termos uma sociedade que respeite e preserve o meio ambiente”. A Escola Municipal Engenheiro Carlos Batalha, localizada em São Caetano, atende a 329 alunos nos segmentos Pré-escola, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA I).