BOLSA FAMÍLIA- AÇÃO DA SMEC CONTEMPLA 67.000 FAMÍLIAS

26 de set de 2007 - dev

Através da melhoria do sistema de controle da freqüência do Programa Bolsa Família realizado pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura, 67.000 mil famílias estão sendo beneficiadas com o Programa Bolsa Família. Este avanço significativo do alcance do Bolsa Família foi reconhecido pelo MEC, que enviou mensagem neste sentido à Secretaria Municipal da Educação e Cultura. O acompanhamento referente aos meses de junho e julho foi encerrado no dia 21 de setembro. Em Salvador, agora 162.148 famílias são beneficiadas com o Bolsa Família.

“Desejo nesta ocasião manifestar reconhecimento pelo empenho, dedicação e comprometimento demonstrados por vocês nesta importante tarefa de acompanhar a permanência das nossas crianças e adolescentes na escola, contribuindo desta forma para o combate è evasão escolar e para a melhoria da escolarização desses jovens”, comemorou André Lázaro, secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC.

A ação envolveu centenas de diretores e secretários escolares da rede municipal para a realização e envio on line do relatório de freqüência do Programa Bolsa Família. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDES), o Programa Bolsa Família atende 11,1 milhões de famílias residentes em todos os municípios brasileiros. Ao entrar no Programa Bolsa Família, a família se compromete a cumprir as condicionantes do programa nas áreas de Saúde e Educação, tais como: cumprir o calendário de vacinação, para as crianças entre 0 e 6 anos, e a agenda pré e pós-natal para as gestantes e mães em amamentação, matricular as crianças e adolescentes de 6 a 15 anos na escola e garantir a freqüência mínima de 85% das aulas a cada mês, freqüência esta acompanhada e enviada pelas secretarias municipais de Educação. Assim, cabe a Secretaria Municipal da Educação (SMEC) o envio da freqüência escolar de toda rede de ensino particular, municipal e estadual do município do Salvador.

Dessa forma, no dia 11 de junho a SMEC iniciou o projeto piloto com as escolas, capacitando diretores e secretários escolares, no sistema de envio on line do relatório de freqüência.

“A identificação e garantia do envio de todos os beneficiários do município de Salvador é importante para a SMEC, mas com certeza é mais importante ainda para essas inúmeras famílias que muitas vezes têm esse Programa como a principal forma de acesso aos bens e serviços de que precisam. Não mediremos esforços para ajudar o governo federal no que for preciso para a ampliação deste importante benefício social”, afirmou o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello.