Bolsas de Estudos serão liberadas em agosto

01 de ago de 2008 - dev

Até o início do mês de agosto será divulgada a relação dos requerentes que serão contemplados com a bolsa de estudos, para educação infantil, ensino fundamental e médio, disponibilizada pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC). A ação celebra o convênio com as escolas da Rede Particular de Ensino para compensação do ISS em bolsas de estudo.

No ano passado (2007) foram 1793 requerentes e 1240 contemplados, este ano 1027 solicitantes aguardam para saber se foram selecionados. Atualmente 32 escolas particulares, todos os estabelecimentos de pós-graduação aprovados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e também algumas unidades que oferecem o curso de graduação disponibilizam a bolsa.

As inscrições são abertas sempre no início de cada ano e é destinada a contemplar servidores da Prefeitura Municipal do Salvador. Segundo a assessora de ensino e coordenadora do programa de estudos, Marlene Ramos, a concessão da bolsa depende do salário bruto, carga horária mensal, número de filhos dependentes (no máximo três filhos) e do tempo de serviço completado no exercício do ano vigente da solicitação. “Para quem não pode pagar um ensino particular esse programa é uma grande oportunidade, mas é bom sempre esclarecer que apenas a inscrição não garante a bolsa”, explica Marlene.

Nos casos da concessão para bolsa do curso de pós-graduação para professores e especialistas em educação, é preciso que o curso solicitado esteja relacionado com área educacional de atuação do servidor e que também o curso seja iniciado no ano em que foi solicitado, sempre no turno oposto do horário da jornada de trabalho.

Para abertura do processo, é necessário que o servidor apresente a justificativa para a solicitação da bolsa, preencha o Requerimento de Direitos e Vantagens (RDV), apresentar toda programação do curso, o último contracheque e o termo de compromisso da SECOD assinado. O período de inscrição acontece 1 a 28 de fevereiro.