Bom Jesus dos Passos comemora lançamento da filarmônica

31 de mar de 2012 - dev

A manhã de céu aberto e sol forte foi o cenário perfeito para o lançamento do Projeto Filarmônica nas Escolas. O evento mudou a rotina dos moradores da Ilha de Bom Jesus dos Passos neste sábado (31). A animação ficou por conta da Filarmônica Lira Santamarense, parceira da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) na execução do programa. Os músicos já desembarcaram na ilha tocando e convocando a comunidade para o lançamento, aumentando ainda mais a expectativa dos alunos beneficiados pelo programa.

Após a apresentação da Lira Santamarense, o secretário João Carlos Bacelar e o maestro Josias Monteiro, fizeram a entrega dos 50 instrumentos aos alunos da Filarmônica da Ilha de Bom Jesus dos Passos. Além dos instrumentos, foram entregues partituras, métodos para Instrumento de Sopro e de Percussão e Livros de Música. Como agradecimento, os estudantes, que ensaiaram durante apenas 17 dias, tocaram “Parabéns” para Salvador. A solenidade de lançamento do projeto fechou em grande estilo a programação da Secult em homenagem aos 463 anos da cidade.

“Em toda minha história eu nunca vi uma filarmônica começar com 50 instrumentos novos e com a qualidade destes que estão sendo entregues hoje. Da nossa parte, só podemos assegurar que aproveitaremos o máximo e vamos honrar a história da Lira Santamarense. Por isso e por todo empenho da Secult, só me resta dizer muito obrigado secretário”, disse emocionado o maestro.

Emocionado também estava o pequeno Danilo Alcântara, 11 anos, que cheio de orgulho segurava o seu sax alto. “Eu sempre quis tocar sax e não acreditei quando soube do projeto. Me inscrevi no primeiro dia, já aprendi muitas coisas e agora com o instrumento novo vou melhorar muito. Estou realizando meu sonho”, disse, afirmando ainda que desde que iniciou no projeto se tornou um aluno mais aplicado e motivado.

“A música educa, transforma, liberta e une. Das linguagens, ela é a mais completa e a que alcança mais pessoas. Além de estarmos proporcionando esta transformação na vida dessas crianças, estamos resgatando a história e cultura da Ilha de Bom Jesus dos Passos. Estou bastante emocionado em ver os alunos já dando os primeiros acordes e com os olhos brilhando ao receberem os instrumentos. Essa é a nossa maior recompensa”, comemorou Bacelar.

PROJETO – A criação da filarmônica tem como objetivo proporcionar aos estudantes o enriquecimento cultural e o conhecimento prático e teórico de peças musicais clássicas, contemporâneas e populares, fomentando novas perspectivas nas dimensões social, profissional e cultural.

Os 50 alunos que integram a Filarmônica irão realizar as suas atividades em horários opostos aos das aulas regulares. Os estudantes fazem parte de trinta escolas municipais da Coordenação Regional da Educação (CRE) Subúrbio II.

Além de cumprir a lei nº 11.769, que torna obrigatório o ensino da música em toda a educação básica, a Secult defende a importância do ensino da música nas escolas por contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo – físico-motor e emocional, para a promoção da sociabilidade, integração e cooperação entre os alunos, além de valorizar e difundir os valores culturais da comunidade, fortalecendo os laços entre os participantes do projeto, a comunidade escolar, as famílias e a comunidade em geral.