Calabar comemora inauguração de quadra poliesportiva

15 de out de 2011 - dev

“Essa quadra era o sonho de toda comunidade e hoje é realidade”. O depoimento emocionado do líder comunitário do Calabar, Edmilson Maria dos Santos, o “Piute”, traduz o sentimento dos moradores do bairro, que comemoraram na manhã deste sábado (15) a inauguração da Quadra de Esportes do Calabar. O espaço, inaugurado pela Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), é poliesportivo, equipado com alambrados, tela de proteção superior, tabelas de basquete, redes e bolas de futsal e vôlei, vestiários completos, iluminação e pinturas de demarcação.

Com o novo local para a prática de esporte e lazer, a comunidade, que há quatro meses foi beneficiada com a implantação da Base Comunitária de Segurança, teve a esperança de dias melhores fortalecida. “Antes minha mãe não me deixava brincar na rua porque tinha tiroteio, crimes, e ela ficava com medo. Agora eu tenho segurança para sair e brincar e vou poder aproveitar a quadra para conseguir meu objetivo, que é ser jogador de futebol”, comemorou Islan Assis, 9 anos.

“A gente vê um monte de criança na rua, sem rumo e se não tiver quem oriente, corremos o risco de perdê-las para o crime e para as drogas. Estou muito feliz com essa quadra e tenho a tranqüilidade que preciso para deixar meu filho aproveitar o tempo livre com coisas saudáveis”, reforçou a dona de casa Raimunda Nonata Alvez, 59 anos, mãe de pequeno Cleiton, 7.

Para Manoel Batista Filho, presidente do projeto social Israel, que atende a mais de 70 crianças do Alto das Pombas e Calabar, a inauguração da quadra é muito importante para toda a comunidade e bairros vizinhos. “Antes eu tinha que levá-los andando até um campo próximo a UFBA, na Ondina, o que era muito cansativo, agora a realidade é outra”, afirmou.

“Todo incentivo é muito válido porque eu não ganho dinheiro com o que faço, mas faço por amor, por desejo de transformar todas essas crianças em cidadãos de bem, em pais de família, antes de qualquer coisa. Mas também tenho esperança de que daqui saiam novos craques, como Edilson, Xavier e Dante, que são da nossa comunidade e se tornaram exemplos de vitória para nossos meninos”, destacou Filho, que também é treinador do time de futebol do projeto.

Após a solenidade – que contou com presença do coordenador de Esporte e Lazer da Secult, Edmilson Machado, o “Pombinho”, dos vereadores Téo Senna e Geraldo Júnior, além de lideranças comunitárias, técnicos da Secult e comunidade – um quadrangular de futsal, incluído duas equipes femininas, foi realizado para inaugurar a quadra. O ponta pé inicial foi dado pelos vereadores.

OUTRAS AÇÕES – Em maio a rede municipal de ensino recebeu reforço de R$ R$ 500 mil, doados ao Instituto Ayrton Senna, através da ação Barba do Bem, que estão sendo investidos em dois projetos para quatro escolas públicas e uma comunitária de Salvador.

A verba, que veio a partir da ‘compra’ da barba do governador Jaques Wagner, e beneficiou cerca de mil alunos das cinco escolas localizadas nos bairros Calabar e Alto das Pombas com os projetos Gestão Nota 10 e Circuito Campeão.

As unidades que atendidas são o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Calabar, Escola Municipal Tertuliano de Góes, Municipal Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Fátima, Municipal Casa da Amizade e a comunitária Escola Aberta do Calabar.