Câmara Temática da Copa promove troca de experiências em Salvador

21 de out de 2011 - dev

A construção de legados para as cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo foi o assunto principal defendido pelos componentes da mesa de abertura da Reunião da Câmara Temática Nacional de Cultura, Educação e Ação Social para a Copa 2014. O evento, que está sendo realizado no Museu Numismático Eugênio Teixeira Leal, localizado no Pelourinho, reúne representantes do poder municipal, estadual e federal, com o objetivo de discutir estratégias para promover o desenvolvimento social a partir da realização do Mundial de futebol no Brasil.

Para o gestor do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (ECOPA), Leonel Leal, o encontro contribui com o fortalecimento da cultura e identidade de Salvador, buscando potencializar os aspectos positivos da cidade e reduzir aqueles que comprometem sua imagem, como exploração sexual de crianças e adolescentes. “Essa iniciativa é um exemplo da construção coletiva que tanto queremos. Dessa forma, todos os envolvidos ganham simultaneamente”, afirmou Leal.

O representante da Prefeitura de Salvador na câmara temática e assessor chefe da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), Eliezer Cruz, pontuou que esse é um momento de troca de experiências entre as cidades-sede. Exemplificou, então, três iniciativas da Secretaria Municipal, que contribuem para a sua atuação na cidade com vistas à Copa do Mundo: a realização da IV Conferência Municipal de Cultura, que possibilitou refletir sobre projetos para grandes festividades em áreas públicas, as quais serão cenários importantes de vivência na Copa do Mundo; a realização do Projeto “A Copa vai à Escola”, que visa fazer um mapeamento e incentivo de ações de popularização do esporte nas escolas municipais; e a arregimentação dos profissionais de Relações Públicas de Salvador, que devem ser coordenados pelo Conselho de Relações Públicas Salvador (CONRERP) e serão responsáveis pela construção do Plano de Relações Públicas de Salvador para a Copa do Mundo.

A reunião contou, ainda, com a participação do vereador Sandoval Guimarães, da coordenadora da Câmara Temática Nacional de Cultura, Educação e Ação Social para a Copa 2014, Juana Nunes, do representante da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), Antonio Diamantino, do assessor especial da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Javier Alfaya e do secretário estadual Copa do Mundo, Ney Campello.

A programação continua nesta quinta-feira, nos períodos da manhã e tarde, e prevê a divulgação de ações sociais, além de troca de experiências das cidades-sede e atividades culturais para os participantes.

Construção coletiva com a sociedade civil

Em paralelo à reunião da Câmara Temática, o Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (ECOPA) realizou uma reunião com as instituições que assinaram um Protocolo de Intenções com a Prefeitura de Salvador no dia das comemorações pelos mil dias para o megaevento, com o objetivo de estabelecer metas e ações a serem desenvolvidas na cidade de Salvador até o ano de 2012.

Entre as instituições representadas no encontro, destacam-se a Câmara Municipal de Salvador (CMS), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Serviço Nacional do Comércio (SENAC), a Associação Baiana de Imprensa (ABI), a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH-BA), Federação Baiana de Futebol (FBF), além de órgãos da prefeitura municipal, como a Casa Civil e a Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM) e do governo estadual, representada pela Secretaria Estadual da Copa (SECOPA).