Caminhada da Consciência Negra mobiliza Engenho Velho de Brotas

18 de nov de 2011 - dev

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o Bloco Afro Ókánbi com o projeto Zumbi dos Palmares: o canto do povo negro, realizou na tarde desta sexta- feira (18), a IV Caminhada da Consciência Negra, no Bairro do Engenho Velho de Brotas.

O projeto Ókánbi desenvolveu com os alunos, desde do mês de setembro, oficinas de percussão, dança e capoeira, além de realizar um trabalho de pesquisa sobre a Revolta Escravista da Bahia.

Animaram a caminhada o grupo de percussão do Projeto de Deus da localidade Barra Grande, na Ilha de Itaparica, o grupo de dança, Jogo de Ifa e o grupo Samboé de capoeira, estiveram presente também os alunos das Escolas Municipais Lelis Piedade, Martagão Gesteira, João XXIII, Landulfo Alves e Saturnino Cabral.

“Essa caminhada serve para conscientizarmos as crianças do que é ser negro nesse país, principalmente no Brasil. Esses alunos de escola pública, a grande maioria negra, não sabem o verdadeiro valor que o negro tem para a sociedade, então precisamos resgatar essa história para elevar a autoestima desses alunos”, explicou a coordenadora do Bloco Ókánbi.