Campanha incentiva denúncias de práticas violentas nas escolas

24 de abr de 2009 - dev

Você sabe o que é bullying? Esta palavra de origem inglesa é utilizada para descrever atos de violência física ou psicológica, intencional e repetido, praticado com o objetivo de intimidar ou agredir um indivíduo ou um grupo de indivíduos que não se defendem.
Apesar deste termo não ser muito conhecido na sociedade, o bullying é uma prática cada vez mais freqüente principalmente no ambiente escolar.

Com o objetivo de combater a violência nas escolas, o Ministério Público da Bahia em parceria com a Secretaria da Educação do Estado lançaram uma Campanha abordando este assunto. A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) apóia a ação e divulga entre seus professores e estudantes informações sobre esta prática violenta.

Para o secretário de Educação do município, Carlos Ribeiro Soares, para que haja um ambiente saudável, seja em casa, na escola ou no trabalho, é preciso que cada um tenha responsabilidade pelos seus atos e consciência dos efeitos que podem causar para si e para o próximo.

Algumas ações como maltratar, apelidar e agredir o colega, ou até mesmo quebrar ou estragar pertences de alguém da escola são consideradas práticas violentas. Para contribuir com a campanha, é preciso denunciar. Ligue para o número 100 ou procure o Promotor de Justiça da Infância ou ainda um Conselheiro Tutelar da sua cidade para orientá-lo.