Candidatos a gestores de escolas iniciam atividades neste domingo

16 de abr de 2014 - dev

Mil servidores do magistério da Secretaria Municipal da Educação (SMED) participam neste domingo (18), das 8h às 18h, no Hotel Fiesta, do Curso de Gestão Escolar. O curso, que é de 40 horas, é obrigatório para os candidatos a diretor e vice-diretor das 425 escolas da rede municipal. Além das oito horas de formação presencial deste domingo, os candidatos terão 32 horas de aula online.

O curso é realizado em parceria com a Unifacs e a avaliação final será realizada no dia 08 de junho, no campus da Paralela da universidade. A eleição dos gestores será no dia 29 de julho e os eleitos vão administrar as escolas nos próximos três anos.

Além da aprovação no curso, é necessário que o candidato tenha finalizado o estágio probatório, com curso superior na área de Educação, e não tenha sofrido pena disciplinar nos dois anos que antecederem o registro de candidatura.

O candidato deve ainda atuar há, no mínimo, seis meses na escola que pretende dirigir ou co-dirigir. Na unidade de ensino em que não houver chapa inscrita atendendo a essa exigência, abre-se uma exceção para a inscrição de candidatos, em chapa, com menor período de lotação na escola.

Os novos diretores e vice-diretores serão eleitos pela Comunidade Escolar, formada por servidores públicos concursados em exercício em uma unidade de ensino municipal, estudantes maiores de 12 anos regularmente matriculados e com frequência escolar, além de pais ou representantes legais de alunos até 17 anos, também regularmente matriculados e com escolar.