Candidatos à prefeitura apresentam propostas sobre Educação

12 de set de 2012 - dev

A manhã desta quarta-feira (12) foi especial para os profissionais da Educação que atuam nas escolas municipais, estaduais, particulares e comunitárias de Salvador. Quatro dos seis candidatos à prefeitura de Salvador apresentaram suas propostas para a área. Os candidatos Mário Kertézs (PMDB) e Nelson Pelegrino (PT) não compareceram ao evento por conta de outros compromissos de campanha. O encontro, realizado pelo Conselho Municipal da Educação (CME), contou com a participação de representantes da maioria absoluta das entidades que atuam no município, inclusive do ensino superior.

O encontro foi aberto às 9 horas, pela presidente do CME, Joelice Braga, que destacou o objetivo e a importância do evento. “Pensamos neste encontro por entender a importância deste momento de sucessão municipal para a Educação da nossa cidade. Precisamos ouvir dos candidatos o que eles pensam e querem para a área e esperamos que o próximo prefeito coloque a Educação como sua prioridade e que a nossa população tenha uma Educação digna dos seus anseios”, disse.

ACM Neto (DEM) foi o primeiro candidato a apresentar suas propostas. As principais propostas do democrata foram a valorização dos docentes por meio de melhores salários e qualificação, ressaltando que, com o apoio da prefeitura, em quatro anos todos os professores da rede municipal terão mestrado e doutorado e a ampliação da Educação em tempo integral. Neto falou da necessidade de investir mais de 25% do orçamento em Educação e do desmembramento da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), que será só da Educação, e da articulação com o estado para a municipalização de todas as escolas de ensino fundamental. Ele anunciou que irá construir três grandes centros educacionais para que os alunos participem de aulas de dança, música, artes e atividades esportivas no contraturno.

Em seguida foi a vez Rogério Da Luz (PRTB) falar sobre seu plano de atuação. O candidato destacou o problema da falta de vagas para Educação Infantil e disse que vai ampliar a oferta no município através da criação de novas escolas e reforço da parceria com as comunitárias. O prefeiturável também afirmou que vai ampliar o programa do governo federal de Educação em tempo integral, o Mais Educação. Da Luz ressaltou a necessidade de se investir mais na qualificação dos professores e na melhoria dos salários destes profissionais, bem como na reestruturação das escolas da rede municipal e na parceria com as escolas particulares para utilização dos seus espaços físicos. O candidato anunciou a criação de uma ronda ostensiva integrada, com agentes das Polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal, para atuação nas escolas.

O terceiro candidato a apresentar suas propostas foi Márcio Marinho (PRB), que ressaltou que a valorização dos professores é imprescindível. O candidato reproduziu uma frase dita por um jornalista que diz que a “escola é o lugar mais importante de um país sério” para ilustrar a necessidade do investimento na Educação. Marinho destacou ainda que vai ampliar o ensino de tempo integral na rede municipal; fortalecer as escolas comunitárias e o trabalho pedagógico nas unidades de ensino infantil. Ele disse ainda que vai levar o atendimento médico às escolas com consultas com diversos profissionais, em especial o otorrinolaringologista e o oftalmologista, para identificar problemas que possam prejudicar o processo de aprendizagem dos alunos.

O candidato Hamilton Assis (PSol) encerrou o encontro afirmando que vai realizar um planejamento participativo para ouvir as necessidades da sociedade em todas as áreas, principalmente na Educação. O prefeiturável disse que vai descentralizar a gestão e fortalecer a atuação das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Outro ponto destacado pelo candidato é a necessidade do dinheiro direto na escola, para que pequenos reparos e ações sejam realizados pelas diretoras sem burocracia. Hamilton disse ainda que irá transformar as escolas em espaços multiculturais e abertos à comunidade, para que ela também possa compartilhar suas produções culturais.