Candidatos a vice-prefeito discutem propostas para educação

17 de set de 2008 - dev

Na tarde de terça-feira (16), o Conselho Municipal de Educação (CME) realizou, no auditório do Ministério Público, um diálogo aberto entre os candidatos a vice-prefeito de Salvador, os conselheiros, a comunidade escolar e sociedade civil. O objetivo do encontro é conhecer as propostas de políticas públicas para educação municipal.

Compareceram ao evento, o candidato da coligação A Força do Brasil em Salvador, Edvaldo Brito, o vice da chapa Para Melhorar Salvador, Miguel Kertzman, a deputada Lídice da Mata, representando a coligação Salvador, Bahia, Brasil e Lucas Pinheiro, da Frente Esquerda Socialista. O candidato da coligação A Voz do Povo, Márcio Marinho, não esteve presente no encontro.

O CME e a comunidade lançaram perguntas abordando temas como a captação e intervenção dos recursos destinados à educação municipal, a implementação de programas sociais como a Lei 10.639, a situação das escolas comunitárias, piso salarial, plano de carreira, acesso à universidade, entre outros.

Quando se tratou de recursos financeiros, o candidato Miguel Kertzman seguiu a linha ideológica de sempre buscar parceria com os governos estadual e federal. Lídice da Mata e Lucas Pinheiro, apresentaram propostas semelhantes, prometendo buscar aproximação com os professores para direcionar as verbas de acordo com as necessidades da classe. Edvaldo Brito garantiu que vai aumentar o número de creches e escolas no município, além de fortalecer programas de alfabetização de jovens e adultos, como o Salvador Cidade das Letras.

O diretor da Escola Municipal Senhor do Bonfim, Antônio Carlos Conceição, destacou que esse encontro foi muito importante, pois a comunidade teve a oportunidade de conhecer melhor os candidatos a vice-prefeito e perceber se realmente eles estão em sintonia com as propostas dos candidatos a prefeito. “O vice-prefeito tem uma posição muito importante para o governo municipal, pois é ele quem vai substituir o prefeito em suas ausências”, declarou.

De acordo com a educadora Jacilene Silva, os candidatos Edvaldo Brito e Lídice da Mata foram mais coerentes em suas propostas. Para ela, os dois estão mais alinhados com a verdadeira situação do sistema público de educação.