Capacitação dos secretários escolares- Confira aula inaugural proferida pelo sub-secretário Ney Campello

06 de jun de 2005 - dev

Prefeitura promove capacitação de secretários escolares

Pedro Castro Filho

Marcando uma iniciativa da Prefeitura de valorização do servidor público, o sub-secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, proferiu no Centro de Aperfeiçoamento Profissional (Caps) da Secretaria, na Pituba, no dia 06 de junho, a aula inaugural do Curso de Capacitação dos 245 secretários escolares da rede municipal de ensino. A iniciativa é uma parceria da SMEC com a Secretaria de Administração e a Faculdade Baiana de Ciências (Fabac). Na ocasião, Ney Campello frisou que o secretário escolar deve trabalhar em sintonia com o processo pedagógico de cada unidade escolar.

A metodologia do curso, que tem uma duração de 232 horas, organizada através de quatro módulos, foi elaborada após a realização de uma pesquisa com os secretários escolares, que possibilitou traçar um perfil do público-alvo. Foi constatado durante esta abordagem que cerca de 70% dos entrevistados nunca recebeu treinamento específico para o aprimoramento de suas atividades. Um dos quatro módulos do curso aborda Técnica da Informatização da Comunicação, atendendo a uma das maiores solicitações dos participantes: o acesso a conhecimentos de informática. Os outros módulos são Desenvolvimento Gerencial, Construção de Relações e Aprofundamento Técnico

Na aula inaugural, Ney Campello também frisou que os secretários escolares terão noções acerca do Regimento da SMEC e da legislação que compete à sua área de atuação. “É interessante um secretário escolar solidário com diretores, corpo docente e alunos, mas esta capacitação evitará procedimentos como o desvio de funções”, ressaltou. Esta colocação do sub-secretário foi bastante aplaudida pela platéia.

Também participaram da Mesa da aula inaugural do curso o secretário municipal de Administração, Luís Carlos Café, Artur Leandro Filho, mantenedor da Fabac, Edmundo Pose, diretor da Fabac, e Cláudio Silva, assessor especial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O secretário Luís Carlos Café frisou, em seu pronunciamento, que “atender bem ao cidadão é um dever do Poder Público”.

Na platéia, Raimundo César Ferreira, secretário escolar do Colégio Marechal Rondon, afirmou que sua expectativa “é ter conhecimentos técnicos que melhorem a minha produtividade com qualidade. Após o curso, vamos levar à escola uma visão mais ampla acerca de nossas funções”.