Carlos Soares assumiu a Secretaria Municipal da Educação e Cultura

06 de mar de 2008 - dev

Foi realizada hoje, (06) no Anexo II da SMEC, no Parque Solar Boa Vista, uma concorrida cerimônia de transmissão de cargo para o novo secretário municipal de Educação e Cultura, Carlos Soares. Cláudio Silva, ex-secretário, foi nomeado hoje superintendente da SUCOM. Carlos Soares era presidente do IPS, cargo que será ocupado por Ricarte Passos.

O auditório estava repleto de parlamentares, professores, diretores e amigos que se despediam de Cláudio Silva e davam as boas vindas para Carlos Soares. “O professor Cláudio conseguiu vencer os desafios. Queremos dizer ao novo secretário que ainda temos muito que conquistar e temos o potencial de mostrar o que uma escola pública municipal é capaz de fazer”, frisou a diretora da Escola Municipal Parque São Cristóvão João Fernandes da Cunha, Jacilene Santos. Em 2007, esta unidade da rede municipal de ensino foi uma das agraciadas pelo UNICEF e Fundação Roberto Marinho com o Prêmio Nacional de Gestão Escolar.

Durante o seu discurso, o secretário de Governo, Gilmar Santiago, salientou “que o prefeito João Henrique agradece ao ex-secretário por todo esforço e melhorias que ele trouxe para a nossa educação e, por ter ciência da sua capacidade, o lançamos para um novo desafio, que é ser o novo superintendente da SUCOM”. Gilmar Santiago representou o prefeito na solenidade.

Também presente ao evento, o deputado federal Sérgio Britto salientou que “Carlos Soares vai dar continuidade ao bom trabalho que estava sendo realizado”. Ainda prestigiaram a cerimônia os vereadores Sandoval Guimarães, Pedrinho Pepê, Cristovinho, Palhinha, Silvoney Salles e Adriano Meirelles.

Segundo Cláudio Silva, “nesta nossa breve passagem, contando com uma equipe competente e empolgada, contabilizamos uma série de avanços, como a Central de Regulação de Ensino, que já está em pleno funcionamento monitorando o desempenho acadêmico dos nossos 160.000 alunos, para assim melhorarmos os índices educacionais da rede municipal de ensino”.
Carlos Soares foi professor, vice-diretor e diretor em escolas públicas. Também administrador de empresas, professor de ensino superior e pós-graduado em Gestão de Cidades e Metodologia do Ensino Superior, foi condecorado em 1986 como Educador Emérito pela Secretaria Estadual de Educação. Na atual administração, já foi também Secretário de Desenvolvimento Social. Ele ressaltou que “a educação é algo fundamental para qualquer pessoa chegar onde deseja. Eu sei e entendo essa importância e por isso tenho este compromisso de me dedicar inteiramente para tornar o ensino municipal de Salvador um exemplo. Hoje o meu sonho está sendo realizado”, declarou o novo secretário.

As autoridades foram recepcionadas por fanfarra composta por alunos da rede municipal de ensino e os estudantes da Escola Municipal Maria Quitéria, localizada na Ladeira dos Galés, recitaram versos que felicitavam o novo secretário e se despediram de Cláudio Silva.