Carta da SMEC às professoras e professores

04 de jun de 2007 - dev

Carta às Professoras e Professores,

A educação municipal de Salvador está vivendo um momento muito singular, no qual o foco na oferta de uma educação de qualidade se coaduna com um movimento nacional que prevê para o país a instituição de uma política prioritária para a educação. A publicação do Plano de Desenvolvimento da Educação e o estabelecimento de metas que agregarão valor ao desempenho dos nossos estudantes dão mostras de que chegou a nossa vez.

A Rede, ao conhecer as metas do PDE, se orgulha do trabalho que está realizando, antecipando-se, em muitos aspectos, às diretrizes propostas pelo governo federal. Afinal, já são realidade em Salvador ações que são consideradas metas do PDE.

Podemos festejar, em pouco mais de dois anos de gestão, grandes avanços e o primeiro deles reflete a preocupação com a valorização dos Professores e Professoras, principais artífices do processo educacional. Do início desta gestão até agora, conseguimos resgatar as perdas salariais dos educadores da Rede, acumulando um índice de reajuste de 24.61%. Ainda preocupados com os nossos educadores, solicitamos ao DIEESE, desde março de 2007, com o apoio da APLB/ Sindicato, um estudo sobre as perdas salariais, estabelecendo como linha do tempo os reajustes dos últimos 10 anos. Para nós, esta ação reafirma o nosso compromisso e respeito com a categoria e a nossa constante preocupação com o fortalecimento e valorização da educação pública.

Entendemos que o salário ainda não equivale ao reconhecimento merecido, mas sabemos também que não se pode reparar em um curto espaço de tempo uma questão histórica no país. Precisamos instaurar um amplo espaço de discussão para a busca conjunta de melhorias, que refletirão a garantia de uma educação de qualidade. O sentido de existir de uma Rede de Ensino, dos professores e dos alunos é o quanto de transformação social, aprendizagem e capacidade para o exercício de cidadania é possível promover através da educação.

O resultado da ação pedagógica é a nossa maior responsabilidade. Professores motivados e preparados para o exercício da profissão são primordiais para o sucesso. Os recursos fortalecem a ação. A máxima de que se pode ensinar numa montanha ou embaixo de uma árvore não perdeu o sentido, mas avançamos no tempo. Com maiores recursos e mais apoio, certamente o processo de ensinar e de aprender tornam-se mais efetivos.

Contabilizamos como avanços o acesso às tecnologias; a produção de aulas multimídia; os cursos de formação continuada e pós-graduação ofertados; a Universidade Aberta da Educação; o início do projeto para oferta do mestrado e a melhoria da alimentação escolar, entre outras ações. Estamos buscando alternativas para melhorar as condições físicas de nossas escolas. Enfim, trabalhamos com foco sempre na melhoria do que temos hoje.

É necessário ressaltar que os nossos meninos e meninas precisam contar com a nossa integração, pois a educação é uma responsabilidade de todos nós.

Precisamos refletir nas nossas ações o princípio de educador que nos move, praticando o diálogo constante e fazendo dele um instrumento para conquistas. Queremos caminhar juntos e manteremos uma mesa constante de negociações, mas precisamos agora garantir o cumprimento dos dias letivos previstos em lei e demonstrar às crianças, jovens e adultos de nossas escolas que eles são e serão sempre a razão de fazermos educação.

Um abraço respeitoso,

Prof. Ney Campello
Secretário