Cartão municipal da saúde é lançado dia 17

14 de maio de 2010 - dev

A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lança, na segunda-feira (17), o Cartão Municipal da Saúde. Com ele, todo atendimento feito pelo usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) em qualquer unidade do município, será registrado em um cadastro único: consultas médicas, exames, medicamentos retirados das farmácias dos postos e vacinas, dentre outros. O atendimento poderá ser feito em qualquer posto de saúde sem ter que realizar um novo cadastro.

O lançamento do cartão acontecerá às 9h, na Escola Municipal Olga Metting, na Lagoa da Paixão, Subúrbio Ferroviário. Pais e alunos da Escola, assim como os demais interessados, poderão fazer o Cartão de Saúde no local. O trabalho é coordenado pelo Núcleo de Gestão da Informação da SMS.

O usuário do SUS também poderá utilizar o cartão para marcar consultas e exames nas unidades de saúde ou através do Disque 160. Os interessados poderão acompanhar pela internet se o procedimento que necessita está autorizado, pesquisar resultados de exames feitos e acompanhar o histórico de vacinação direto do site da SMS.

O Cartão Municipal de Saúde tem a mesma numeração do Cartão Nacional de Saúde e os dois são válidos e aceitos em todo o território nacional.

O documento pode ser adquirido em qualquer posto de saúde. É preciso apresentar RG, comprovante de residência e certidão de nascimento para menores de 16 anos. Na ocasião, o usuário do SUS poderá fazer também o cadastro biométrico. Assim, se esquecer o documento em casa, não deixará de ser atendido.
Veja mais informações sobre o Sistema Integrado de Saúde, do qual faz parte o Cartão Municipal, no site da SMS.