Cartilha e livro contam a história da independência da Bahia

03 de jul de 2006 - dev

Os estudantes da rede municipal de ensino já podem conhecer a história do Dois de Julho de uma maneira mais interessante. Para isto, foi lançada pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura, por meio da Fundação Gregório de Mattos, a cartilha o “ABC do Dois de Julho”, de Wlamira Albuquerque, que faz uma abordagem sobre a importância do Recôncavo baiano nesta data histórica.

Segundo a autora, o objetivo é que os alunos da rede municipal conheçam e compreendam mais sobre o Dois de Julho. Ensiná-los como ocorreu a expulsão dos portugueses de Salvador, último reduto dos colonizadores.

Além do lançamento da cartilha ABC do Dois de Julho, houve noite de autógrafos do livro A Guerra da Bahia, de Ubiratan Castro de Araújo, lançado em maio durante o Fórum Internacional Salvador –Filadelfia – Luanda. A narrativa histórica trata-se do processo de conflito social, econômico, nacional e racial que se desenvolveu em Salvador e no recôncavo baiano entre 1820 e 1823. O livro, que faz parte de um capítulo da tese de mestrado do historiador, contribui para a compreensão da participação da população negra no processo de independência do Brasil na Bahia. Foram utilizados para a elaboração do texto fontes documentais, bibliografias baianas e despachos dos consulados franceses.

“É mais uma tentativa de fazer com que a história faça parte da vida dos alunos da rede pública, que devem conhecer episódios da Independência. O conhecimento deve ser divulgado para todos e não apenas para uma minoria”, afirma Ubiratan.