CEF doa 20 mil cadernos para escolas comunitárias

09 de mar de 2007 - dev

Lis Grassi

A Caixa Econômica Federal (CEF) doou para as escolas comunitárias, conveniadas a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), cerca de 20 mil cadernos. O evento realizado hoje (07) no auditório da SMEC reuniu representantes das escolas comunitárias, da CEF, coordenadores da secretária, professores e diretores da rede municipal de ensino.

Segundo Emanoel Souza, representante do Sindicato dos bancários e da Associação do pessoal da Caixa Econômica Federal, a instituição conseguiu arrecadar os 20 mil cadernos em um evento realizado entre os funcionários do banco. “ Essa, assim como outras ações beneficentes, é uma demonstração de que é possível construir cidadania no seu trabalho e também no dia-a-dia. Os cadernos servem para homenagear os heróis da educação desse país que são os professores, mas, principalmente, os educadores das escolas comunitárias”, ressaltou.

Já o superintendente regional da CEF, José Raymundo Cordeiro Júnior, frizou que a educação é uma responsabilidade de todos e não apenas do governo. “Sabemos que um caderno não vai resolver o problema, mas se cada um fizer uma parte, se outras empresas também se responsabilizarem pela educação, o trabalho fica mais leve e possível”,afirma.

De acordo com a diretora da Associação dos Educadores das Escolas Comunitárias (AEEC), Lindalva dos Reis Amorim, as escolas comunitárias têm uma história de luta muito grande, por isso, resiste há 25 anos. Ela explicou que as escolas comunitárias atendem mais de 22 mil estudantes, que fazem parte de bairros de baixa renda, como Valéria e Liberdade.

Para o secretário municipal da Educação e Cultura, Ney Campello, as escolas comunitárias desempenham um papel muito importante, porque além de auxiliar a rede municipal de ensino no oferecimento de vagas, contribui com uma educação de qualidade. “Somos muito gratos as escolas comunitárias pelo seu empenho ao atendimento e educação infantil em Salvador. E, hoje, nessa doação, eu digo que a Caixa não está doando 20 mil cadernos, mas, 20 mil razões para disputarmos na sala de aula o espaço que essas crianças merecem”, afirmou o secretário.

Há 17 anos, as escolas comunitários firmaram convênio com a SMEC. No ano passado, foram repassados 96 reais per capta ( por aluno) a estas unidades de ensino.