Centenário de Gonzagão é comemorado com espetáculo e exposição

19 de jun de 2012 - dev

O centenário de Luiz Gonzaga também será homenageado pela Escola Municipal Metodista Susana Wesley, na Boca do Rio, durante os festejos de São João. Nesta quarta-feira (20), a partir das 8 horas, acontecerá o Arraiá do Gonzagão com o espetáculo musical “Centenário do Rei do Baião”. A comunidade escolar e convidados de outras unidades também poderão visitar a exposição “A Vida e Cotidiano do Povo Nordestino”, que ficará aberta até as 18 horas.

O evento é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e visa mostrar durante as apresentações todo o legado da música nordestina do mestre Gonzagão. O musical foi coordenado pelos professores de Dança, Dulceneia Matos, e de Música, Luis Gustavo Fidelis.

A exposição retrata o cenário e vivências do sertão nordestino com produção feita por cerca de 700 alunos. Eles foram orientados por professores que atendiam pequenos grupos enquanto os outros alunos faziam pesquisas, assistiam vídeos em sala de aula, ensaiavam as músicas e trabalhavam a biografia de Luiz Gonzaga. “As diferentes linguagens artísticas possibilitam um novo olhar para a sensibilidade estética das crianças”, ressalta a diretora da escola, Maria José Falcão.

Zulmira Torres

A Escola Municipal Zulmira Torres também homenageará os 100 anos do mestre do baião no Arraiá da Zulmira. A festa junina – que acontece nesta quarta-feira (20), das 9h às 14h, no teatro da escola, no Nordeste de Amaralina – contará com o casamento da roça de Flavinho e Chiquinha, cordel do Luiz Gonzaga, forró das turmas e apresentação de quadrilha.