Central de Regulação e CREs discutem ações para 2009

17 de mar de 2009 - dev

Representantes da Central de Regulação do Ensino e das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) realizaram nesta terça-feira (17), pela manhã, reunião para discutir propostas que visam fortalecer e articular ações educacionais na rede de ensino. O encontro aconteceu no auditório do Anexo II, localizado na Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC).

A Central tem como missão fazer monitoramento do contexto escolar e dar suporte para os coordenadores pedagógicos poderem intervir nas unidades, a fim de elevar o desempenho acadêmico nas escolas. Além disso, as CREs apóiam o trabalho dos professores, através de estudos, da detecção de atividades bem sucedidas e disseminação inter-escolas.

A coordenadora da CRE Liberdade, Jô Bahia, propõe que “os dados sejam socializados entre todas as coordenadorias para fortalecer a questão da rede”. A assessora técnica, Sara Almeida, reitera: “A construção tem que ser coletiva e compartilhada o tempo todo”. A proposta foi feita para que o planejamento e as intervenções gerem os melhores resultados para o desenvolvimento das ações nas escolas.

O encontro contou com a participação da assessora técnica da SMEC, Sara Almeida, de assistentes sociais, estagiários de psicologia, coordenadores e professores da rede. No final, foram estabelecidos dias e horários em que os profissionais da Central irão visitar as CREs para dar início ao trabalho de monitoramento desse ano. O mapeamento começa a ser feito na próxima semana e, a partir daí, será discutida a periodicidade.