Centro de Arte-Educação desenvolve projetos para diminuir evasão

03 de mar de 2009 - dev

O Centro Municipal de Arte-Educação Mário Gusmão, vinculado à Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), promove esse ano estratégias para incentivar a frequência dos alunos da rede municipal na instituição. São alunos com idades entre sete e 14 anos, prioritariamente dos bairros do Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas e Santa Cruz. O projeto “Sua Assiduidade Vale um Prêmio” vai contemplar mensalmente os estudantes com livros, entradas para teatro e cinema, entre outros.

A diretora Maria Luiza informou que a discussão sobre a questão da evasão vem sendo realizada desde a Jornada Pedagógica. “Devido à localização (Amaralina) da instituição e por ter caráter facultativo, há perda de alunos durante o ano letivo”, afirma. As estratégias surgem para estimular a assiduidade desses alunos nas oficinas oferecidas pelo Centro, como teatro, dança, música, artes visuais e leitura e produção de textos.

Seguindo a política municipal de proporcionar educação integral às crianças de Salvador, são oferecidas alternativas para que os estudantes possam desenvolver habilidades e talentos através de aulas no turno oposto ao da escola. As oficinas são abertas à comunidade e as matrículas podem ser feitas durante todo o ano.

Integração

Além do projeto “Sua Assiduidade Vale um Prêmio”, o Centro inicia esse ano o projeto “Mães de Classe”. São mães que, voluntariamente, vão auxiliar a instituição na divulgação das atividades. “O sentido maior é criar laços com a comunidade”, diz a assessora técnica Raquel Leão.

Em 2009 já foram premiados 10 estudantes com ingressos para o baile de carnaval infantil no camarote da cantora Daniela Mercury. As mães já começaram a auxiliar e acompanharam as crianças durante o festejo, por exigência do camarote. A aproximação com a comunidade se amplia também com a realização de reuniões com a Associação de Moradores dos bairros e as rádios comunitárias. “As rádios estão nos ajudando muito colocando propagandas dos nossos trabalhos”, comemora Leão.

Outra atividade que vai ser realizada ainda esse ano são aulas de teatro para adultos, com professores da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), todas as quartas-feiras à noite. Durante três meses serão desenvolvidas em caráter experimental para avaliar o interesse da comunidade.