Centros de Educação Infantil não estão sem aula há 60 dias

26 de out de 2012 - dev

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) informa que, ao contrário do que foi afirmado pelo candidato do Partido dos Trabalhadores, Nelson Pelegrino, no debate desta quarta-feira (24), na TV Aratu, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) não estão fechados ha sessenta dias. As atividades em parte das 65 unidades escolares começaram a ser suspensas a partir do dia 15 de outubro, por conta do atraso no salário do pessoal lotado nos projetos de educação infantil.

O problema foi ocasionado por um problema burocrático que impossibilitou o repasse de verbas e que já esta sendo solucionado, resultando no restabelecimento das unidades nos próximos dias. O atraso eventual nos pagamentos de salários atingiu apenas uma das seis empresas terceirizadas que prestam serviços à Secult e deveu-se exclusivamente ao fato de a própria empresa ter atrasado a sua prestação de contas.

Diante disso, o órgão municipal, que dispõe de recurso em caixa, não pode realizar o repasse enquanto a tramitação não for finalizada. Nesta quinta-feira (25), a Secult já repassou R$ 2.921.312,65 para a empresa, o que já soluciona 50% do problema. São infundadas, também, as acusações de que os alunos dos CMEIs estão sem merenda. A distribuição da alimentação escolar está regular nas 425 escolas da rede municipal.