Cerca de 1.800 docentes participaram do II Encontro de Professores Alfabetizadores

17 de set de 2007 - dev

Cerca de 1.800 docentes da rede municipal de ensino participaram hoje (17), no Centro de Convenções, do II Encontro de Professores Alfabetizadores. O evento teve como objetivo mobilizar e sensibilizar os professores para as ações a serem implantadas em decorrência do Decreto Municipal nº. 17.649, de 31 de agosto de 2007, que institucionaliza 2008 como o Ano Municipal da Alfabetização.

Os professores assistiram uma palestra de Bernard Charlot, doutor em Educação pela Université de Paris X. Ele proferiu a conferência “A Relação com o Saber e com a Escola”. Segundo Charlot, “os professores necessitam levar em conta no processo de alfabetização as especificidades de cada aluno e suas facilidades ou dificuldades no processo de aprendizagem”. O educador também defende que a relação familiar é importante no rendimento educacional do aluno, porém não é fator pré-determinante de fracasso ou sucesso escolar.

Durante a abertura do evento, a Mesa contou com a presença do secretário municipal de educação e Cultura, Ney Campello. “Este decreto municipal tem o papel de sensibilizar a sociedade. É necessário que todo o município esteja engajado na luta contra o analfabetismo”. Durante seu pronunciamento, Campello ressaltou que o financiamento da Educação Infantil, via FUNDEB, será importante para o processo de aprendizado dos alfabetizandos. Recentemente, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura assumiu a municipalização de 45 creches.

Dayse Sueli Oliveira é professora alfabetizadora na Escola Municipal Raimundo Lemos Santana, localizada na CRE Itapuan. “A troca de experiências pedagógicas reflete na melhoria da qualidade do ensino”, afirmou.

À tarde, a programação do II Encontro de Professores Alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino foi iniciada com um relato de experiências. Outro tema em pauta foi o Prêmio SESI Qualidade da Educação, além de uma palestra sobre o processo de alfabetização proferida pela coordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico da SMEC, Ana Suely Pinho. O encontro foi encerrado com uma plenária.

Acesse, em Documentos, a apresentação da coordenadora da CENAP, Ana Sueli Pinho.