Cerca de 200 alunos se divertem com a peça Pluft, o Fantasminha

13 de out de 2011 - dev

Cerca de 200 alunos da Educação Infantil ao 5º ano da Escola Municipal Zulmira Torres, no Nordeste de Amaralina, se divertiram, na manhã desta terça–feira (11), com o grupo de teatro da unidade escolar. Os atores mirins apresentaram a peça Pluft, o Fantasminha.

Vinte e quatro alunos do 4ª e 5º ano participam da 11ª montagem teatral do Grupo de Teatro Zulmira Torres, que conta com o clássico texto dramatúrgico de Maria Clara Machado, com roteiro e direção do professor Jorge Borges.

“Com o teatro os alunos desenvolvem a concentração, a linguagem corporal, a disciplina, além de ter uma postura positiva em relação a si mesmo”, comenta a vice-diretora Gleice Pinto.

O professor de teatro, Jorge Borges, fez uma adaptação para a realidade do grupo, sem perder a essência do texto. Assim, a peça tem uma nova leitura, a partir do ponto de vista de seus interpretes. Com um cenário sintético, figurinos leves, músicas incidentais e uma dinâmica nos diálogos, o grupo animou os alunos, que interagiram com os atores.

O garoto Gabriel Alves, que interpretou o Pirata Perna de Pau, faz parte do grupo há quatro anos e tem na ponta da língua as lições aprendidas com o teatro. “É muito bom fazer teatro, ajuda a gente a memorizar, a falar melhor e a ter bons resultados nas provas. E com essa peça aprendi que a amizade é mais importante que o dinheiro”, afirma o estudante do 5º ano.

Durante o momento de leitura e análise do texto foram trabalhados aspectos básicos de um texto teatral, tais como: divisão de ato, cenas e unidades; abordagem do tema; construção das personagens; concepções de figurino, cenário, elementos de cena, sonoplastia e maquiagem.