Cid Passos promove intercâmbio em Buenos Aires

31 de mar de 2009 - dev

Os professores Uilton Vieira e Geiza do Espírito Santo, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cid Passos, participam no período de 30 de março a 5 de abril de um intercâmbio em Buenos Aires promovido pela Redsolare do Brasil.

Na ocasião, os educadores devem visitar a 5ª Bienal de Arte Têxtil, com exposição da produção artística “Formação do Povo Brasileiro”, elaborada em 2008 pelas crianças do grupo 5 que compõe o CMEI. “Essa ação é muito importante, pois além de promover a troca de experiências com outros educadores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, possibilita o conhecimento de novas práticas pedagógicas”, diz a diretora, Patrícia Barral.

O CMEI Cid Passos está sempre preocupado em promover diálogos com diversos educadores do Brasil e do mundo com a realização de palestras, oficinas, seminários e encontros. Os intercâmbios são também uma oportunidade para os professores do Brasil participarem de estudo permanente sobre a melhoria da Educação Infantil.

A unidade já desenvolve a idéia piloto de educação da cidade Reggio Emilia (Itália), que trabalha a pedagogia usada em sala de aula e as 100 linguagens utilizadas pelas crianças como forma de expressão. Pelo trabalho, em 2008, a escola se tornou referência de ensino do segmento no qual atua.

Para o secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, é uma honra ter uma unidade como esta compondo a rede municipal de ensino, pois ela consegue mostrar que é possível um ensino de qualidade e efetivo sem perder a inocência infantil. “Tenho certeza que os estudantes estão sendo muito bem orientados e além de tudo estão tendo a oportunidade de falar e demonstrar seus desejos e percepções do mundo através de políticas e diretrizes que utilizam a sua mesma linguagem”, finaliza Soares.