Cidade Baixa recebe duas unidades de ensino recuperadas

06 de out de 2015 - Jornalismo

O mês da criança tem sido especial para os alunos da rede municipal que ganharam, na manhã desta terça-feira (6), mais duas unidades de ensino completamente recuperadas pela Prefeitura. A Escola Municipal Maria José de Paula, na Ribeira, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Doutor Augusto Lopes, na Boa Viagem, foram reinaugurados pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário de Educação, Guilherme Bellintani, acompanhados pela vice-prefeita Célia Sacramento, demais autoridades e a comunidade escolar.

Com apresentação musical e de dança contemporânea realizada pelos alunos, a primeira unidade entregue foi a Escola Municipal Maria José de Paula. Com 35 anos de existência e funcionamento em tempo integral, a estrutura recebeu revisão geral das redes elétrica e hidráulica; substituição de telhas danificadas; construção de sala de jogos, de dança, vestiário e arquibancada; assentamento de revestimento cerâmico nas salas de aula; instalação de alambrado, traves, novo piso e demais equipamentos na quadra de esportes; e criação de espaço para prática de vôlei de praia. O investimento foi de 964.881,37 e mais de 160 alunos são beneficiados com as novidades.

Em seguida, foi a vez do CMEI Augusto Lopes Pontes ser reinaugurado com festa e apresentação musical dos alunos do Grupo V, que engloba crianças de 5 anos de idade. Na unidade, que atende a 110 crianças, foram investidos R$ 638.095,59 nas revisões elétrica, hidráulica e da cobertura; construção da casinha de boneca para as crianças; construção de sanitário em sala de aula; troca das esquadrias; reforma dos sanitários com implantação de itens de acessibilidade; criação de depósito; reforma geral da cozinha; construção da lavanderia e miniquadra, além de implantação de programação visual nos ambientes da unidade de ensino.

O prefeito ACM Neto fez questão de ressaltar que, mesmo com a crise econômica que assola o país, a Prefeitura não fez qualquer corte no orçamento da educação municipal, reafirmando o setor como prioridade na capital baiana. “Salvador manterá o investimento de mais R$100 milhões no setor em 2015, em comparação com o orçamento do ano passado. Vamos avançar ainda mais ao oferecer educação integral a todas as crianças de zero a três anos na cidade”.

O secretário Guilherme Bellintani relatou que experiências como o Agentes da Educação já estão chamando a atenção de outras partes do país, e que o programa é apenas um dos 112 itens do Programa Combinado, que pretende revolucionar a médio e longo prazo a Educação na capital baiana com ações simples e desenvolvidas em parceria com toda a comunidade escolar. “Aos poucos, vamos todos nos tornar uma única Secretaria de Educação, numa união de forças para seguir uma única missão, que é a de educar as nossas crianças. Consideramos 2015 como o ano da virada e 2016 como o ano da educação em Salvador.”

Outras ações – Dentro das comemorações pelo Dia das Crianças, a ser celebrado no próximo dia 12, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) preparou uma série de entregas e atividades até o final deste mês de outubro. Estão previstas cerca de 20 entregas de unidades de ensino requalificadas, incluindo algumas que foram reconstruídas, beneficiando as regiões da Cidade Baixa, Itapuã, Subúrbio, Cabula e Liberdade, por exemplo, além do lançamento de programa que estimula a prática da leitura. Há, também, a previsão de atividades comemorativas para marcar o Dia dos Professores, no próximo dia 15, como o lançamento de um projeto pedagógico.

Foto: Betto Jr. / Ag. Haack