Cidade Educadora promove Mostra de resultados

11 de dez de 2008 - dev

Mais de mil professores, diretores, coordenadoras regionais e estudantes, participaram nesta quarta-feira, (dia11), da Mostra de Resultados 2008, do Programa Cidade Educadora que beneficiou cerca de 60 mil estudantes nas 411 unidades de ensino da rede municipal.

Promovido pela Editora Aymará em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), o programa tem como objetivo, melhorar a qualidade do ensino público fundamental. Ao longo do segundo semestre, os estudantes tiveram como base a coleção de livros transdidáticos, que abordam temas transversais, promovendo o autoconhecimento e a reconstrução do aprendizado.

São temas como ética, respeito ao meio ambiente, pluralidade cultural, saúde, respeito às diversidades e cidadania, tornando às temáticas abordadas nas histórias referência para que os professores possam trabalhar globalmente conteúdos didáticos em sala de aula.

Segundo Áureo Gomes Monteiro, Diretor Geral da Aymará, o universo lúdico que a literatura proporciona permite ao professor transportar uma determinada situação descrita no livro para a realidade daquele aluno. “Ficamos satisfeitos e motivados com os resultados apresentados na mostra” afirmou Áureo.

O evento contou com exposições dos projetos realizados e apresentação de vídeo dos 11 projetos que se destacaram. Para a professora Marta Morais da Costa, doutora em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), os valores que as narrativas trazem, não são apenas função de atividade escolar.

“A leitura está atrelada a questões de comunicação, valores internos, necessidade de se expressar e desenvolver o imaginário, junto à beleza estética” afirmou Marta. A escritora Mabel Velloso, palestrante do evento se disse encantada com o projeto Cidade Educadora.

Segundo Mabel, o incentivo à leitura deve ser feito no dia-a-dia, dentro e fora da sala de aula .“Livros bonitos dentro da sala de aula tornam os alunos bonitos”, lembra a escritora. O Tema principal das palestra foi “Leitura para Formar e Transformar”.