Cinema nas escolas municipais promove reflexões sobre direitos

09 de nov de 2010 - dev

Visando proporcionar aos jovens e adultos soteropolitanos uma maior reflexão e discussão sobre temas importantes que estão no seu cotidiano, como os direitos humanos, direitos sexuais e reprodutivos, relações raciais e de gênero, está sendo realizado na rede municipal de ensino a atividade ‘Cinema nas Escolas’. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

A ação possibilitará a ampliação dos canais de diálogos sobre as temáticas entre estudantes, funcionários/as, docentes e comunidade. “O objetivo da atividade é sensibilizar e informar os estudantes do Sistema de Educação de Jovens e Adultos (SEJA), além de educadores, educadoras, funcionários e funcionárias das unidades escolares de Cabula, Orla e Cidade Baixa”, informou Rosa do Amparo, supervisora da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (Cenap).

Os filmes serão exibidos das 19h30 às 20h em dias distintos, em nove escolas municipais de Salvador. As exibições começaram no dia 3 de novembro, na escola Teodoro Sampaio, em Federação, e contou com cerca de 150 participantes. A segunda foi a Escola Municipal Sebastião Dias no mesmo bairro e teve 40 pessoas presentes. No último dia 8 de novembro a Escola Municipal Joir Brasileiro, em Brotas, recebeu a atividade.

Todas as unidades escolhidas fazem parte das Coordenadorias Regionais de Educação, localizadas no Centro, na Orla, na Cidade Baixa e Cabula. As próximas escolas que participarão do ‘Cinema nas Escolas’ são a Alexandre Leal Costa, em Nazaré (9/11), Olga Figueiredo, no Vale do Matatu (10/11), Cidade de Jequié, na Federação (11/11), Maria Constança, no bairro da Mata Escura (16/11), Hilberto Silva, na Baixa do Fiscal (17/11) e Hildete Bahia de Souza, em Pernambués (18/11).

Ainda de acordo com Amparo, a atividade visa incluir o segmento SEJA na iniciativa de cooperação estabelecida entre o UNFPA e a PMS que tem como uma de suas metas fortalecer o setor educacional para atuar em parceria com a área da saúde promovendo “educação em sexualidade integral, numa perspectiva de direitos e equidade de gênero, raça e faixa etária”.

A ação faz parte do plano de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Salvador e o UNFPA para promoção da saúde sexual e reprodutiva no local. As atividades vêm sendo realizadas desde 2008 em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde – SMS, Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SECULT, Reparação – SEMUR e com a Assessoria de Relações Internacionais – ARI.

O UNFPA – O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) é uma agência de cooperação internacional para o desenvolvimento que promove o direito de cada mulher, homem, jovem e criança a viver uma vida saudável, com igualdade de oportunidades para todos.

Apóia os países na utilização de dados sociodemográficos para a formulação de políticas e programas de redução da pobreza e contribui para assegurar que todas as gestações sejam desejadas, todos os partos sejam seguros, todos os jovens fiquem livres do HIV e da aids e que todas as meninas e mulheres sejam tratadas com dignidade e respeito.