Escolas municipais são reinauguradas no Subúrbio de Salvador

17 de set de 2015 - Jornalismo

Unidades funcionam no Alto da Terezinha e no Alto do Cruzeiro e atendem, juntas, quase 700 estudantes

A rotina da estudante Mariana Oliveira, 10 anos, agora é mais alegre, mesmo tendo que acordar cedo para ir à escola. “Agora eu fico mais animada para vir, na hora de me arrumar já fico empolgada”, conta. Tudo isso porque a escola onde estuda, a Municipal Armando Carneiro da Rocha, no Alto do Cruzeiro, no Subúrbio, foi completamente reformada e tem uma nova infraestrutura.

 Ela estuda há dois anos na unidade, e acredita que agora tudo está mais bonito. “Acho até que a educação está melhor, que a escola ficou mais criativa”, conta a estudante do 3º ano do ensino fundamental. Nessa escola, os problemas de infraestrutura não eram apenas uma questão estética e sim de risco. A escola foi reinaugurada na manhã desta quinta-feira (17) pelo prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Educação, Guilherme Bellintani.
A diretora do colégio, Márcia Baião, conta que tinha medo do que a estrutura cedesse. “Tinha muita infiltrações, rachaduras enormes, o reboco estava caindo. Eu tinha medo até que um dia a escola caísse”, contou.
Foram feitas reformas nos sanitários femininos e masculinos, pintura e revisão hidráulica, elétrica e do telhado. Além disso, foi construído um depósito, uma sala de aula, além de terem sido realizadas as trocas do revestimento cerâmico das paredes das salas de aula e do piso de toda a unidade e da película das esquadrias. Ao todo, foram investidos R$ 376 mil na reforma da escola.
A unidade atende mais de 440 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A perspectiva da diretora é que com a ampliação do número de salas de aula, o número de alunos também dobre. “Vou poder matricular pelo menos mais 100 alunos. Atendemos toda a comunidade e agora vamos ter uma estrutura melhor”, afirmou. Além disso, durante a inauguração, o prefeito ACM Neto sinalizou a possibilidade de ampliar ainda mais a escola para a instalação de equipamentos de lazer.
Investimentos

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito destacou os investimentos em educação no Subúrbio. “Toda prioridade que nós demos foi focada aqui no Subúrbio. Somente hoje inauguramos duas escolas no Alto da Terezinha e no Alto do Cruzeiro, e temos dezenas programadas para inaugurar.  Cerca de 5 mil vagas estão aqui no Subúrbio”, disse o prefeito. Até o fim do ano, 100 escolas devem ser inauguradas em toda rede reconstruídas ou reformadas. Segundo o prefeito, já foram investidos R$ 300 milhões em diversas obras nesta região da cidade.

 No Alto da Terezinha, a comunidade escolar participou da reinauguração da Escola Municipal Durval Pinheiro. Lá, um dos principais problemas era a falta de água, causada por um problema na bomba, segundo a diretora da unidade, Claudia Cunha. “Também não tínhamos banheiros adaptados para as crianças, nem revestimentos de pintura, não tínhamos sala de coordenação, nem vice-direção”, relatou.
A escola iniciou as atividades em 1962, e só havia sido reformada outras duas vezes, em 2000 e 2010. Por causa da reforma, o ano letivo só foi iniciado em maio e até o fim do ano haverá aulas ao sábado para que sejam cumpridos os 200 dias letivos. A escola atende 255 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.
Foram realizados reformas nos sanitários femininos e masculinos, construção de sanitário infantil e vestiário, troca do revestimento cerâmico de toda a escola (piso e parede), criação de uma sala de aula, pintura, troca da película das esquadrias, além de uma revisão hidráulica, elétrica e do telhado.
 Para a estudante do 5º ano Renata Santos, 11 anos, a reforma significa um espaço melhor para estudar e brincar também. “Ficou tudo melhor, até a merenda. Também fico mais feliz de vir para cá”, diz a estudante, que sonha em ser estilista.

Programa Combinado

As reformas das escolas municipais também fazem parte do Programa Combinado, implantado pela Secretaria de Educação. De acordo com o secretário Guilherme Bellintani, a próxima ação a ser implantada é a construção dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

 “Em outubro daremos início à construção das creches para dobrar o número de vagas da educação infantil, conclui a entrega do mobiliário escolar, a entrega dos quadros brancos”, explica. Segundo ele, as ações do programa são diárias. Ao todo, são 112 medidas que serão implantadas em todas as escolas da rede municipal.