Após reforma, escola fundada há 80 anos é reinaugurada na Liberdade

06 de abr de 2016 - Jornalismo

Escola Municipal Manoel Florêncio recebeu melhorias estruturais e novas salas de leitura e informática

Uma escola com mais de 80 anos de fundação foi reinaugurada nesta quarta-feira (6) pelo prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Educação Guilherme Bellintani. A Escola Municipal Manoel Florêncio, na Rua São Lourenço, no bairro da Liberdade, ficou oito meses em reforma e contou com investimentos de R$ 302 mil. As aulas não foram interrompidas durante o período de obras.

Além de melhorias estruturais, como troca de telhado, pisos e pintura, o colégio também recebeu salas de informática e leitura. Para a diretora da unidade de ensino, Tatiane Fiuza, a reforma trouxe ainda outros benefícios. “O impacto pedagógico é sem dúvida o principal resultado de todo esse processo”, avalia.

Segundo a diretora, alunos matriculados em outros colégios de Salvador foram transferidos para o Manoel Florêncio após a reforma. A escola passou então a contar com 163 alunos entre 4 e 14 anos, matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, funcionando com capacidade máxima. A última reforma na instituição aconteceu em 2010, quando a escola foi municipalizada.

As crianças também aprovaram a renovação das instalações. Daiane Santana, 10 anos, gostou da colocação de grades na quadra esportiva e de não ter que ficar correndo atrás da bola o tempo todo. Já Laila Cardoso, 9, curtiu a climatização nas salas. “Dá para prestar mais atenção na aula”, comenta. Em todas as quatro salas da escola foram instalados aparelhos de ar-condicionado.

De acordo com ACM Neto, a reforma de escolas municipais faz parte da política de incentivo à educação da Prefeitura. O prefeito ressaltou ainda a importância das iniciativas do Programa Combinado. “Projetos inovadores como o Agentes da Educação, projeto pedagógico próprio e regularização de fluxo dos alunos, são hoje marcas da educação da cidade de Salvador”, declarou durante a cerimônia de reinauguração.

Desde o início do programa da Secretaria Municipal da Educação (Smed), no ano passado, 153 escolas de Salvador já foram reformadas. Outras seis escolas já iniciaram as obras e estão em fase de finalização, segundo informações do secretário Guilherme Bellintani.