Coral das Crianças e presépio abrem os festejos de Natal da Igreja do Bonfim

15 de dez de 2017 - Publicidade

93 meninos e meninas da catequese e da Escola Freire Filho se apresentam da Basílica; Presépio sustentável foi feito com 1,2 mil latinhas

A abertura dos festejos de Natal da Basílica Santuário do Nosso Senhor do Bonfim acontece nesta sexta-feira (15), às 18 horas, com a apresentação do Coral das Crianças, com regência do maestro Francisco Rufino. O grupo é formado por 93 crianças da Escola Municipal Freire Filho e da Catequese. Os meninos e meninas vão ocupar as cinco janelas do templo e também o adro e escadaria, entoando canções coletivamente e também com participações solo. O ápice das comemorações será a Missa Solene a ser realizada no dia 24, às 17 horas.

O público poderá assistir a apresentação da praça e também da Varanda da Casa dos Romeiros, onde foi montado o Presépio sustentável, com personagens em tamanho natural representando a Sagrada Família e os Reis Magos. Segundo a catequista Marly Pereira, a apresentação e o presépio são frutos do trabalho da Catequese, professores e dos alunos. “Vais ser uma festa bonita, bastante iluminada, onde as crianças se apresentam das janelas da igreja, saudando o Natal”.

Presépio

A grande novidade desse ano será o presépio feito em material reciclável, com a utilização de 1,2 mil latinhas e lacres, onde estão representados Jesus, José, Maria e o três reis Magos. “Os reis vão ser ilustrados por personagens do dia-a-dia da Basílica do Bonfim: turista, baiana tradicional e devoto. Vamos trabalhar a memória afetiva dos visitantes e celebrar a vinda de Jesus”, conta Marly Pereira.

Segundo ela, o objetivo é mostrar a história de uma forma lúdica e integrando também à questão da defesa do meio ambiente com a utilização das latinhas e lacres. Todo o trabalho de montagem do presépio foi realizado pelos catequistas, crianças e familiares. A montagem ficará aberta ao público até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

Vila Criativa e Café Cultural

A Basílica Santuário do N.S. Bonfim tem multiplicado no Verão o número de visitantes. Os turistas e devotos terão à disposição para visitação a Vila Criativa, com exposição e venda de artesanato regional, sendo que na segunda quinzena passará a funcionar também o Café Cultural, oferecendo pratos títicos e atrações.

A Vila Criativa funciona diariamente das 8 às 18 horas – exceto às segundas-feiras, sendo que o local foi decorado com um painel do artista plástico e muralista Rildo Foge, de Ilhéus, que retrata o aspecto cultural da Festa do Bonfim. O espaço é uma parceria com a Basílica, Devoção do Senhor do Bonfim e com o projeto social Bom Samaritano, comercializando artigos religiosos, imagens, artesanato em tecido, palha e outros materiais, além de toalhas, aventais e outros produtos para presentes e lembranças.

A Vila Criativa expõe os artigos de cerca de 30 artesãos locais, além dos trabalhos da Cooperativa de Porto Sauípe, à base de palha de piaçava. A proposta do espaço é oferecer aos visitantes locais e turistas peças de artesanato de utilidade, decorativo, lúdico/religioso e souvenirs que lembrem a Bahia e a Igreja do Bonfim. Também , na casa número 49, na sede do Projeto Bom Samaritano, bem em frente à Basílica, os visitantes têm à disposição uma loja no estilo Brechó, com lembranças do Santuário e artesanato produzido pelos integrantes do Projeto.

Assim, os peregrinos, romeiros e os turistas que visitam a Colina Sagrada passam a ter um equipamento de suporte em alimentação e diversão, podendo permanecer mais algum tempo no Santuário.