Escolab: Prefeito apresenta projeto; meta é universalizar ensino integral

23 de maio de 2016 - Mídia

O prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário de Educação Guilherme Bellintani, anunciou nesta segunda-feira (23) mais detalhes sobre o projeto Escolab, que visa aumentar a oferta de vagas para a Educação Integral na rede municipal, com execução em parceria com o Google. “Não é um projeto para ser um projeto piloto ou para poucos alunos na rede municipal. É um projeto que tem, em um espaço médio de tempo, capacidade de absorver toda a rede municipal”, afirma Bellintani. O Escolab consiste na articulação das escolas do entorno a um Centro de Educação Infantil com Jornada Ampliada, onde serão desenvolvidas atividades pedagógicas como práticas esportivas, experimentação científica e artística, jogos de raciocínio lógico, de linguagem e cultura global. “Basicamente uma grande escola, que reúne vários elementos, para absorver alunos que estão nas escolas do entorno, no turno oposto daquele aluno”, explica, para complementar: “O aluno que estudo de tarde fica no Escolab de manhã, almoça lá e à tarde vai para sua escola. Então essa junção forma uma verdadeira comunidade pedagógica (…) a Escolab e as escolas do entorno formam uma comunidade pedagógica, com unidade, com trabalho conjunto entre os diretores da escola. Não significam ilhas escolares”.  Os primeiros Escolabs serão instalados na Boca do Rio e no Subúrbio, em investimento total de R$ 6 milhões. O primeiro, com capacidade para 1,2 mil alunos, reunirá as escolas municipais Agnelo de Brito, União Caridade, Julieta Calmon e Imeja (Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca) – esta passa abrigar a Escolab. O segundo, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cid Passos, atenderá 600 alunos, entre os estudantes da unidade e os das escolas Colina do Mar, Alto de Coutos e Oito de Maio. O terceiro Escolab será construído também no Subúrbio ainda em 2016. Já estão em processo de licitação as unidades nos bairros da Bairro da Paz, São Marcos e Cajazeiras e Pirajá.