Estudantes tomam posse hoje para fiscalizar frequência de alunos da rede municipal

31 de ago de 2015 - Jornalismo

O levantamento mais recente aponta que até 5 mil crianças abandonam a escola

Os 424 estudantes universitários de Pedagogia que atuarão no Programa Agente da Educação tomam posse hoje, às 9h, no Fiesta Convention Center. A cerimônia contará com a presença do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), do secretário de Educação Guilherme Bellintani e dos parceiros do projeto. Além da  posse, a programação inclui a palestra show Tá Tudo Combinado? Líder de Si, Parceiro de Todos, ministrada pelo especialista em carreira Professor Garrido.

A iniciativa foi inspirada no programa Coordenação de Pais, desenvolvido pela Fundação Itaú Social, desde 2009, em Santos (SP) e nos estados de Goiás, Pará e Espírito Santo. O programa tem investimentos de R$ 5 milhões anuais e pretende contribuir para a redução do abandono escolar por meio do fortalecimento do vínculo entre unidade de ensino, família e comunidade.

A ação integra o Programa Combinado e é coordenado pelo Parque Social em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds).

O levantamento mais recente aponta que até 5 mil crianças abandonam a escola. “Pretendemos reduzir esse índice já no primeiro ano de atuação. Para fortalecimento desse vínculo, os agentes devem residir na própria comunidade, próximo à escola”, destacou Bellintani.

O projeto-piloto foi implantado pela prefeitura em 11 escolas. Agora, o Agente da Educação foi ampliado para todas as unidades municipais. Os agentes vão monitorar a frequência escolar dos alunos e o envolvimento da família e da comunidade nas atividades promovidas pela escola. Quando um aluno faltar a aula, será o Agente da Educação o responsável por buscar as razões da ausência.