Instalada a Frente Parlamentar de Apoio às Creches e Escolas Comunitárias

08 de maio de 2018 - Publicidade

“Este colegiado tem como objetivo fortalecer e institucionalizar as atividades de defesa dessas instituições”. Assim, o vereador Edvaldo Brito (PSD) definiu a Frente Parlamentar de Apoio às Creches e Escolas Comunitárias, instalada nesta segunda-feira (7) pela Câmara de Salvador. A atividade foi dirigida pelo presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM), no auditório do Centro de Cultura do Legislativo Municipal.
“Gostaria de parabenizar o vereador Edvaldo Brito e o deputado federal Antonio Brito, que teve uma atuação muito importante nesta iniciativa”, disse Prates. Segundo ele, “hoje a Câmara de Salvador dá um importante passo no sentido de apoiar não só as creches, mas a educação de nossa cidade”. O presidente da Câmara também frisou que a frente vai ajudar “a desburocratizar os processos para concessão do título de utilidade pública às creches municipais”. 
“As creches e escolas comunitárias têm uma importância vital na nossa sociedade. Fazem um serviço primordial, substituindo, na grande maioria das vezes, o papel do estado em áreas carentes, com funcionários abnegados e muitos voluntários”, afirmou o vereador Edvaldo Brito, que preside o colegiado.
O deputado federal Antonio Brito (PSD) argumentou que “esta frente parlamentar significa que as creches e escolas comunitárias têm agora um amparo formal e legal da Câmara Municipal de Salvador”. Na Câmara dos Deputados, Brito é presidente da Frente Parlamentar em Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas.  

Mais vagas

O secretário municipal de Educação, Bruno Barral, destacou que “este apoio do parlamento é muito importante para as crianças de 0 a 5 anos que são assistidas pelas creches”.  O titular da pasta também afirmou que “Salvador foi a capital que teve o maior crescimento em termos de oferta de vagas para a Educação Infantil, saindo de 17 mil vagas em 2012 para 45 mil em 2017”.
De acordo com Maria Almira Dias dos Santos, fundadora da Creche Frutos de Mãe, localizada em Massaranduba, “esta frente parlamentar vai nos ajudar a vencer nossas dificuldades, que são muitas. Não temos verba para pagar os professores e precisamos de alimentação para os alunos e uma reforma na creche”.
Também participaram da mesa de trabalho a vereadora Marta Rodrigues (PT), o prefeito de Jaguaripe, Hunaldo Simões Costa,  do diretor-geral da Associação dos Educadores das Escolas Comunitárias da Bahia (Aeec), Ailton Alves de Moura, e presidente do Conselho Municipal de Educação de Salvador (CME), Lindalva dos Reis.