MEC vem a Salvador conhecer programa pedagógico de Educação Infantil

16 de nov de 2015 - Jornalismo

A coordenadora geral de Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), Rita Coelho, estará em Salvador, no próximo dia 18 (novembro) para uma apresentação do segmento da Educação Infantil do Programa Nossa Rede, que vem sendo desenvolvido, há um ano, por meio de parceria entre a Avante – Educação e Mobilização Social e a Secretaria Municipal de Educação (SMED). Na ocasião, a coordenadora do MEC também falará para um público formado por gestores, coordenadores pedagógicos e representantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), sobre Política Nacional de Educação Infantil, a partir da Base Nacional Comum Curricular. O evento acontece no Sheraton Hotel e terá início às 9h.

O Programa Nossa Rede foi lançado oficialmente este ano, no dia do professor (15 de outubro), em um evento realizado no Centro de Convenções do Hotel Fiesta. No entanto, as ações voltadas à construção de uma proposta para a Educação Infantil do município já vinham sendo desenvolvidas por meio de parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social, sob a nomenclatura de Programa de Desenvolvimento da Educação Infantil (PRODEI).

O PRODEI teve sua estrutura incorporada integralmente pelo Nossa Rede, com seus três eixos distintos e complementares: a produção de material, a formação de profissionais e a construção da plataforma de monitoramento; passando a ocupar o espaço da Educação Infantil do Programa pedagógico da Prefeitura, que em sua totalidade abrange também o Ensino Fundamental I. Todo seu processo de desenvolvimento contou com uma metodologia participativa, garantindo a representatividade dos diversos atores da Rede: professores, coordenadores pedagógicos, gestores e familiares da Rede Municipal.

Atualmente, o Nossa Rede/Educação Infantil está dando encaminhamento à sua segunda etapa: formação dos profissionais da Rede Municipal de ensino de Salvador e a construção de uma tecnologia de monitoramento e avaliação. A primeira tem como meta a implementação do Referencial Curricular para a Educação Infantil de Salvador, um dos documentos construídos a partir e um reflexão realizada por esse coletivo de atores da Rede, a Avante e representantes da SMED, ao longo de todo o processo, sobre o que é uma Educação Infantil de qualidade para esta Rede e como ela dialoga com uma concepção de Educação Infantil que se busca no Brasil. Já a tecnologia de monitoramento e avaliação ajudará a garantir a constante melhoria do atendimento desse segmento da Educação.

Durante o evento de lançamento do Nossa Rede (dia 15 de outubro), Maria Thereza Marcilio ressaltou que a iniciativa coloca Salvador no cenário nacional, “atraindo o interesse tanto do MEC como de outras redes de ensino, assim como de várias organizações da sociedade civil, que já pediram para conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido”. Confirmando a fala de Maria Thereza, Rita Coelho, que vem acompanhando de perto as ações de um outro projeto desenvolvido pela Avante em redes municipais de Educação Infantil do Nordeste – o Paralapracá -, estará em Salvador para conhecer a proposta do município para esse segmento.

Para Solange Mendes Serra, da equipe de coordenadores pedagógicos da Educação Infantil da SMED, a vinda da Coordenadora Geral de Educação Infantil do MEC, é mais que uma oportunidade de mostrar ao Ministério o que a Rede Municipal vem desenvolvendo em parceria com a Avante. “É também uma maneira de dar visibilidade, em âmbito nacional, à uma boa prática que pode servir a outros municípios, cooperando, com isso, para o desenvolvimento da Educação Infantil no país”, disse.

Notório saber

Em 2015, foi conferido à Avante – Educação e Mobilização Social título de NOTÓRIO SABER na formação continuada de profissionais de educação infantil, por meio da inclusão da tecnologia social do projeto Paralapracá no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC. A tecnologia foi desenvolvida a partir da parceria técnica com o Instituto C&A e transferida para a Avante nesse mesmo ano. O projeto, então, ganha um novo formato – Programa Paralapracá Brasil. A titulação apurou ainda mais o olhar do MEC pelo trabalho que a Avante vem desenvolvendo em prol da melhoria da qualidade do atendimento às crianças na Educação Infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral.