Merendeira baiana no Planalto

06 de fev de 2017 - Mídia

Cozinheira de mão cheia, dona da receita do quitute eleito como o melhor servido pela merenda escolar no Nordeste, Dejanira de Souza embarca, na manhã desta terça-feira (7), para Brasília, onde representará a Escola Municipal Ilha de Maré, num evento da Presidência da República.

Ela vai apresentar o abará de aipim com carnemoída – a receita premiada – ao presidente Michel Temer e ao ministro da Educação, Mendonça Filho, na cerimônia de anúncio de recursos para a merenda escolar de todo o país, que acontecerá na quarta-feira, às 11h, no Palácio do Planalto.

Mãe de três filhos, a merendeira, com seus 17 anos de experiência, não esconde a ansiedade de viver o momento em que vai encher de água a boca do presidente da República e do ministro da Educação.

“É uma honra. Estou contando as horas para chegar. Não vou errar porque amo cozinhar. A única merenda escolhida no Nordeste foi a minha, o meu abará”, diz Dejanira, entusiasmada.

Criação – O prato surgiu após um erro na cozinha da própria Dejanira: ela havia congelado a massa de feijão para fazer o abará, mas se enganou e acabou descongelando aipim na hora de preparar o prato. Resolveu fazer a receita assim mesmo, e deu certo. Testou com os alunos da Escola Municipal Ilha de Maré e resolveu usar a carne moída como recheio, já que o item é utilizado com frequência nas merendas produzidas na unidade.

“Fiz para os alunos e esperei a aprovação deles. Todos adoraram”, conta a merendeira, que levará para Brasília outra iguaria do seu cardápio e bastante comum na Ilha de Maré – doce de banana na palha.

A premiação do quitute de Dejanira foi em um concurso realizado pelo Ministério da Educação (MEC), envolvendo 1,4 mil receitas servidas nas merendas de escolas de todo o país, em 2016. O MEC avaliou aparência, sabor e ingredientes utilizados nas receitas.