Prefeitura apresenta programas de educação em evento do Unicef

15 de jul de 2015 - Jornalismo

O prefeito destacou a meta da atual gestão municipal de Salvador em dobrar a quantidade de vagas na educação infantil até 2016

O prefeito ACM Neto apresentou, na terça-feira (14), as experiências adotadas em Salvador na área da educação durante evento dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em São Paulo.

Programas como o Agente da Educação, pioneiro no país e que visa combater o problema da evasão escolar, e o Primeiro Passo, que assegura recursos financeiros para famílias carentes manter filhos em creches particulares, foram abordados por Neto no Seminário Nacional sobre Redução das Desigualdades Intramunicipais: Rumo à Inclusão de Crianças e Adolescentes em Centros Urbanos.

Detalhes dos programas foram exibidos, à tarde, pelos secretário municipais da Educação, Guilherme Bellintani, e da Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza, Bruno Reis. Lançado pela prefeitura na semana passada, o Agente da Educação consiste na contratação de estudantes de Pedagogia para atuação nas unidades da rede municipal.O prefeito destacou ainda a meta da atual gestão municipal de Salvador em dobrar a quantidade de vagas na educação infantil até 2016. O Agente da Educação deve ser um modelo adotado em outras cidades do país. Estiveram presentes no seminário outros prefeitos de capitais, a exemplo de Fernando Haddad, de São Paulo, e de Rui Palmeira, de Maceió.

Entre as atribuições ao agente está o monitoramento da frequência escolar dos alunos. Quando o estudante faltar aula, por exemplo, será o agente da educação o responsável por buscar o diálogo com a família sobre as razões dessa ausência.

O Agente da Educação já foi testado em 11 escolas e será ampliado para 384 unidades de ensino. A seleção para as 384 vagas do programa está aberta e pode ser feita no sitewww.agentedaeducacao.salvador.ba.gov.br.

Os aprovados serão contratados para uma carga horária de 30 horas semanais e receberão bolsa-auxílio no valor total de R$ 640,16.