Prefeitura de Salvador entrega escola reformada em Mata Escura

09 de out de 2015 - Jornalismo

A reforma custou R$ 340 mil e durou oito meses; segundo o secretário municipal de Educação, no fim do ano sua gestão terá inaugurado cem escolas

A Prefeitura de Salvador entregou, reformada, a Escola Municipal Maximiniano da Encarnação, em Mata Escura, na manhã desta sexta-feira (9). Estiveram presentes na cerimônia o prefeito ACM Neto, o titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Guilherme Bellintani, além de autoridades e a comunidade escolar. A escola oferece Ensino Fundamental I nos turnos matutino e vespertino, além de Ensino de Jovens e Adultos (Eja). Ao todo, 441 alunos estão matriculados.

A reforma custou R$ 340 mil e durou oito meses, segundo o secretário Bellintani. A escola passou por recuperação das redes elétrica e hidráulica e teve todos os pisos trocados. Também houve recuperação de diversos espaços, como banheiros, cozinha e a cobertura.

A reforma faz parte do Programa Combinado, conjunto de ações diárias executadas pela Smed que têm o objetivo de melhorar a infra-estrutura das escolas, promover a qualidade de ensino, e estreitar as relações entre a secretaria, as escolas e as comunidades. Estão previstas 112 ações no programa.

“A escola é antiga, tinha um estado muito ruim. Foi uma reforma completa. O grande desafio da escola ainda é a área de lazer. Estamos buscando esse terreno ao lado para ampliar a escola”, pontuou Bellintani, comentando a importância da reforma: “com uma reforma dessa, a gente dá uma dignidade de estrutura física para que a parte pedagógica tenha mais ambiente de trabalho. A reforma não é suficiente para alcançar melhores resultados pedagógicos, mas ela garante as condições para que isso aconteça”.

Valdice Santos, 48 anos, aprovou a reforma. “Aprovei e muito, adorei. Está linda a escola”, comemora. Valdice cursa a 4ª série do Eja na Maximiniano da Encarnação. “Vai dar mais gosto de estudar”, completa, com orgulho da escola onde aprendeu a ler.

Quem também aprovou foi a dona de casa Neusa Palmeira, de 51 anos. “Ficou mais bonita, está maravilhosa”. Neusa é mãe de Emile Rocha, 8, estudante do 3º ano do ensino fundamental. Um pouco envergonhada, a pequena Emile balançou afirmativamente a cabeça, concordando com a mãe.

Mês das crianças
ACM Neto afirmou que, em sua gestão, o mês de outubro é dedicado às crianças, privilegiando ações no setor da educação. “Todo o mês de outubro será dedicado às crianças. Quase todo dia vamos inaugurar uma escola, iniciar a construção de uma nova unidade escolar, lançar projetos. Mostrar que hoje a educação é a prioridade da prefeitura”, prometeu.

O prefeito falou ainda sobre o aumento do número de vagas da rede municipal, além de garantir um presente para todos os alunos. “Até o fim de 2016 teremos reformado mais de 120 escolas da nossa rede, dobrado o número de vagas para creches e educação integral. Todas as crianças de 0 a 3 anos estarão matriculadas em tempo integral. E ano que vem, toda a criançada vai receber uma mochila da prefeitura”.

O secretário Bellintani também traçou planos para o próximo ano. “Ainda esse ano a gente conclui a inauguração de cem escolas, reconstruídas ou reformadas. São 88 reformas e 12 reconstruções ou construções. Para o ano que vem queremos fazer pelo menos mais 50. Tudo dentro do Programa Combinado, que estabelece nossas metas para a educação”, projeta.

ACM Neto e Bellintani citaram o novo programa pedagógico da rede municipal. Ele será lançado na quinta-feira (15), dia do professor. “Ele tem como objetivo reformular toda a matriz pedagógica da rede municipal e consolidar a elaboração de livros e materiais didáticos pelos próprios professores da rede. Mais de 2 mil professores estão participando desse programa. Estamos há quase seis meses trabalhando nesse projeto”, explicou o titular da Smed.