Prefeitura lança projeto pedagógico da rede municipal nesta quinta

14 de out de 2015 - Jornalismo

O projeto pedagógico da rede municipal de ensino será lançado nesta quinta-feira (15) pelo prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Educação (SMED), Guilherme Bellintani. O plano, elaborado em parceira com o Instituto Avante e o Instituto Chapada, vai atender à educação infantil e ao ensino fundamental. A solenidade vai acontecer às 9h, no Hotel Fiesta.

 A proposta é que a partir do ano que vem o material didático usado na rede já seja o novo material, que está sendo construído junto com os professores da rede. Mas o objetivo é ainda maior, segundo Bellintani. “Nossa proposta é revisar a matriz curricular, rever as diretrizes pedagógicas e implantar um novo projeto pedagógico na rede”, explica.
 O convênio com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) foi assinado no mês de setembro. Serão investidos R$ 6,3 milhões ao longo de dois anos para implantação do material do 1º ao 5º anos.
Reconstrução

Até o fim ano a rede municipal deve ter uma cara nova, com 100 novas escolas construídas ou reformadas. Na lista está a Escola Municipal Manoel Faustino, no bairro de Itacaranha, entregue na manhã desta quarta-feira (14). A unidade escolar estava fechada há cinco anos, por falta de infraestrutura para atender a demanda, segundo a diretora Ozana Rosário.

“Estava desativada por problemas na estrutura, que estava bastante comprometida. Ter essa nova estrutura reflete um respeito ao nosso trabalho e à nossa comunidade”, comemorou. Atualmente, apenas 60 alunos estão matriculados na unidade, que tem capacidade para atender 400.

 Foram investidos R$ 3,5 milhões na reconstrução da escola, que agora conta com quadra poliesportiva, brinquedoteca, 10 salas, área de lazer coberta, sanitários e também equipamentos que garantem acessibilidade, como as rampas em toda escola.
 Nesta manhã também foi iniciada a demolição da Escola Municipal de Periperi. Segundo o prefeito ACM Neto, a nova unidade terá uma infraestrutura mais adequada para atender à comunidade.  “Era uma das mais precárias da rede, que agora está sendo demolida. Vamos dar um início a nova escola, que vai ter laboratório de informática, quadra, e toda condição para as crianças estudarem”, afirmou o prefeito.
 Os alunos foram transferidos para um outro prédio, enquanto as obras são realizadas. Ao todo, são 897 estudantes da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O grande problema na escola são os constantes alagamentos, reclama a diretora Marli Bispo.
 “Sempre que chovia bastante, alagava e precisávamos suspender as aulas. Não conseguíamos cumprir o calendário letivo por causa disso”, afirmou.
 O projeto da nova escola ainda está sendo elaborado, segundo Guilherme Bellintani. “A previsão é de que a gente publique a licitação em novembro e comece as obras no primeiro semestre do ano que vem”, disse. Ainda não há estimativa de quanto deve ser investido.