Professores da rede municipal discutem microcefalia e educação nesta sexta

19 de out de 2016 - Jornalismo

Professores da rede municipal realizam nesta sexta-feira (21) um encontro para discutir a inclusão de estudantes com microcefalia. O evento de formação, batizado de “Microcefalia e Educação: novos desafios”, é destinado a professores que atuam com Atendimento Educacional Especializado (AEE) e dos Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) das instituições conveniadas. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) estima que cerca de cem docentes participem da reunião, que será realizada das 8h às 12h na Faculdade 2 de Julho, no Garcia. A terapeuta ocupacional Sheila Correia de Araújo, técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Salvador, ministrará a palestra sobre o tema. Durante o evento, também está programado o depoimento de Maria Joana Damásio Passos, da Associação Abraço, mãe de uma criança com microcefalia. O evento integra a formação continuada realizada pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) para os professores que atuam no AEE. O tema foi escolhido a partir de uma preocupação da Diretoria Pedagógica da pasta em difundir informação acerca da microcefalia. A pasta considera o Protocolo de Atenção à Saúde e Resposta à Ocorrência de Microcefalia Relacionada à Infecção pelo Vírus Zika do Ministério da Saúde (2016) aponta que cerca de 90% dos pacientes apresentam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor com acometimento motor e cognitivo relevante e, comprometimento das funções sensitivas (audição e visão) em alguns casos.