Programa Primeiro Passo já inseriu mais de 5 mil crianças em creches

15 de out de 2016 - Mídia

O projeto foi lançado em 2014 pela Secretaria Municipal de Educação e atualmente conta com 32.629 cadastrados

O parquinho logo na entrada chamou atenção das crianças no Bosque das Bromélias, na manhã de ontem. Correndo, elas se dividiram entre a escorregadeira e a brincadeira de esconder no local onde vão estudar a partir do ano que vem: a Creche e Pré-Escola Bosque das Bromélias. A unidade foi inaugurada ontem e integra o Programa Primeiro Passo que já inseriu 5.058 crianças na rede municipal de ensino desde 2014.

As famílias dessas crianças recebiam o benefício de R$ 50 mensais, do Primeiro Passo, que faz parte do programa Combinado. O projeto foi lançado em 2014 pela Secretaria Municipal de Educação e atualmente conta com 32.629 cadastrados.

As vagas nas creches que vêm sendo inauguradas, como a do Bosque das Bromélias, vão substituir o benefício automaticamente, já que, para ter direito ao valor, é necessário que a criança não esteja matriculada em creches e pré-escolas da rede pública ou conveniada com a prefeitura em locais onde há vagas disponíveis.

As escolas têm capacidade para atender 405 alunos de 0 a 5 anos. Ao todo, são 783m² de área construída, com dez salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade. Durante a entrega da creche, o prefeito ACM Neto destacou a importância da abertura de novas unidades educacionais em toda cidade.

“A escola transforma a vida de quem mais precisa. A gente comemora o mês da criança, o dia do professor, e quero reafirmar que somente através da educação a gente vai mudar de verdade o futuro”, disse ele.

Para a cabeleireira Manuele Mascarenhas, a creche vai possibilitar que ela continue atendendo suas clientes em casa, com mais tranquilidade, já que a filha Mariana, de 1 ano e dois meses, deverá ser atendida.

Até o final do ano, a meta é que sejam oferecidas, no total, 40.379 vagas na educação infantil, sendo 25% delas no  Subúrbio Ferroviário. O investimento é de R$ 100 milhões.