Uma aula de geografia onde o cenário e o enfoque seja a Baía de Todos-os-Santos. Estudar a importância da capoeira na cultura soteropolitana ou quem sabe fazer contas usando elementos mais próximos da realidade. A partir de uma visão regionalizada de projeto pedagógico que já é implantado na Chapada Diamantina, Salvador terá um conteúdo mais exclusivo nas salas de aula a partir do próximo ano, para estudantes do 1º ao 5º.
Ainda segundo Bellintani, a entrega do material pedagógico vai acontecer progressivamente, conforme o ano letivo transcorrer. “Em fevereiro entregamos o material da primeira unidade, em abril o da segunda e assim sucessivamente”, explicou. Mas todos os alunos de toda a rede vão receber o material ao mesmo.
Durante a assinatura do convênio, o prefeito ACM Neto destacou que o objetivo dessa reestruturação é melhorar a qualidade e os índices da educação básica da rede. “A nossa ideia é estruturar a rede, pensando na qualidade de ensino, em potencializar os nossos alunos e tirar o máximo dos nossos professores. Sabemos que os resultados são a médio e longo prazo, mas vamos melhorar os índices da educação”, disse.
Reuniões
Os novos cadernos pedagógicos vão ter foco na aprendizagem dos alunos, mas com as identidades de Salvador. Serão revistas as diretrizes curriculares das disciplinas História, Geografia, Ciências, Matemática e Língua Portuguesa. “Nesse primeiro ciclo de um ano, vamos focar na produção dos cadernos pedagógicos de Português e Matemática. É super importante não só produzir o caderno pedagógico, mas que ele conte as identidades culturais de Salvador”, detalhou.
Durante os últimos meses, Cybele visitou algumas escolas da rede e, para ela, o que falta é encontrar uma identidade da cidade na educação. “Os educadores de Salvador são incríveis, têm muita capacidade, muita competência. Tenho ido em várias escolas e o que percebi é que a rede está precisando de ajuda na sua própria identidade, no seu protagonismo”, pontuou.
O trabalho será dividido em alguns grupos de trabalho: nas escolas, nas regionais e nas institucionais. Além do novo material, diretores e coordenadores pedagógicos vão ter formação continuada, explica Cybele. “Vamos trabalhar com a formação continuada, tanto dos diretores, como dos coordenadores pedagógicos, a princípio, que são agentes muito importantes nesse processo”, afirmou.