Salvador tem 13 mil vagas em escolas; matrícula vai até 8 de janeiro

21 de dez de 2015 - Jornalismo

Matrículas podem ser feitas nas 44 escolas da rede de educação infantil.
Vagas são para alunos de seis meses a cinco anos, e de ainda 11 meses.

Estão disponíveis mais de 13 mil vagas para a educação infantil na rede municipal de ensino de Salvador. As inscrições vão até dia 8 de janeiro e podem ser feitas nas 440 escolas da rede, de acordo com a prefeitura. As vagas são para alunos de seis meses a cinco anos, e de 11 meses de idade.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, novos critérios foram adotados de prioridade e sorteio com o objetivo de dar mais transparência ao processo de matrícula. São duas fases. A primeira se refere às vagas remanescentes de rematrícula dos alunos da rede municipal e, na segunda, ficam disponíveis vagas que não foram ocupadas na primeira fase. Entre os critérios de prioridade, estão crianças com deficiência, beneficiadas pelo programa “Bolsa Família”, e irmãos gêmeos participando do mesmo processo de inscrição.

Se a oferta de vagas for menor do que a demanda, a prefeitura informou que as vagas vão ser distribuídas por sorteio, que será realizado no dia 12 de janeiro. Os responsáveis pelas crianças contempladas, nesse caso, devem então ir a uma unidade de ensino e efetivar a matrícula.

Já a inscrições para os novos alunos da Educação de Jovens e Adultos acontecem até o dia 8 de janeiro. Para novos alunos do Ensino Fundamental, o processo começa no dia 7 de janeiro. O ano letivo começa no dia 15 de fevereiro.