Secretaria Municipal de Educação lista dez maiores problemas da rede em Salvador

13 de jul de 2015 - Jornalismo

O secretário municipal de Educação, Guilherme Bellintani, desde março iniciou um diagnóstico rede de escolas da capital baiana. Até o momento, foram feitas aproximadamente 200 visitas, com meta para visitar todas as 428 escolas, até 2016, por duas vezes cada.

Da avaliação preliminar, foi possível identificar dez problemas mais frequentes nas instituições de ensino da rede municipal. Infiltração é apontado como o mais grave, seguido de alta temperatura nas salas, o mobiliário que leva falta na chamada, os contratos de terceirizados (como merendeiras e auxiliares de serviços gerais), equipamentos quebrados, material pedagógico inadequado, problemas na rede elétrica antiga, insegurança, falta de acessibilidade e, em último lugar, problemas com a merenda.

“A gente tem realidades muito diferentes de escola para escola e é muito difícil resolver de uma forma plena e rápida. Mas diria que as dez questões principais respondem por 70%, 80% das demandas”, afirma o secretário.

A partir das visitas, 12 escolas da rede municipal já foram demolidas em junho, depois de a prefeitura avaliar que as estruturas não tinham mais condições para funcionar, nem de ser reformadas. As 12 unidades já estão sendo reconstruídas.

Os dez maiores problemas:

Infiltração

Insegurança

Falta ar-condicionado na maioria das salas de aula

Mobiliários

Terceirizados