Torneio de Ginástica Rítmica encerra Festival Estudantil Municipal

18 de jul de 2016 - Jornalismo

Um espetáculo de dança, movimento e alegria. Assim foi o Festival de Ginástica Rítmica da rede municipal de Salvador, que mobilizou mais de 400 alunos de sete escolas na manhã deste sábado, no ginásio de esportes do Colégio Dom Bosco. O torneio, que marcou o encerramento do Festival Estudantil Municipal que mobilizou mais de seis mil alunos de 55 escolas da rede municipal, também teve a apresentação das atletas do colégio anfitrião e do Centro de Treinamento de Ginástica Olímpica e Rítmica da Bahia (Gorba).

As atletas competiram nas categorias Mirim (7 e 8 anos) e Pré-infantil (8 a 10 anos), com séries de mãos livres; Infantil (11 e 12 anos), com séries de mãos livres e arcos; e Juvenil (13 a 15 anos), com série de arco e bola. Deste grupo serão selecionadas atletas de destaque para participarem do grupo de alto rendimento da rede municipal de ensino. Além da competição, o grupo de alto rendimento da GR da rede municipal abriu as apresentações e as alunas se apresentaram por equipe representando as suas unidades escolares.

Para a secretária municipal da Educação, Joelice Braga, iniciativas como esta fazem toda a diferença na vida dos alunos. “Hoje é dia de muita alegria e de parabenizar, não só as atletas e seus professores, mas também às famílias por apoiarem e acreditarem no talento dos seus filhos. Nós acreditamos que ações como esta renderam bons frutos para nossas crianças”, comemorou. A importância do festival também foi destacada pela secretária de Promoção e Combate à Pobreza, Ana Paula Matos. “Projetos como este não formam só atletas, formam cidadãos”, reforçou. A presidente da Federação Baiana de Ginástica, Elisa Lemos, também esteve presente no evento.

Participando de sua primeira competição, Samanta Oliveira, 10 anos, aluna da Escola Municipal Cecília Meireles (Castelo Branco), se surpreendeu  com a medalha de ouro na categoria Pré-infantil. “Entrei este ano no projeto e não imaginava ganhar, mas estou muito feliz. Sonho em ser atleta e agora eu sei porque é importante investir nos sonhos”, disse emocionada. Além da escola de Samanta, participaram do festival alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças (Bonfim) e das Escolas Municipais Adroaldo Ribeiro da Costa (Resgate), Francisco Leite (Águas Claras), Parque São Cristóvão (São Cristóvão), Professor Ricardo Pereira (Cajazeiras) e Senhor do Bonfim (Plataforma).

O Festival – O FEM, realizado exclusivamente para os estudantes da rede municipal de ensino, integra o Festival de Esporte e Lazer do Município de Salvador, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps). A iniciativa tem como objetivo fomentar a cultura esportiva escolar, vivenciada sob a forma de atividades recreativas e de jogos esportivos integrados à prática pedagógica esportiva e cultural das escolas públicas municipais de Salvador.

A ação é fruto do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério do Esporte e propõe o desenvolvimento de atividades esportivas na cidade de Salvador. Durante toda a semana os alunos competiram em modalidades esportivas, jogos adaptados e atividades recreativas como futsal, voleibol, voleibol sentado, voleibol de lençol, handebol, basquete, baleado, karatê e ginástica rítmica.