Trinta e duas mil vagas do ensino fundamental para adultos serão abertas no dia 30 de novembro

13 de nov de 2015 - Jornalismo

A rede municipal de ensino tem 169 escolas que ofertam a modalidade

Trinta e duas mil vagas, para jovens e adultos a partir de 15 anos, que ainda não concluíram o ensino fundamental, serão abertas no dia 30 deste mês a 11 de dezembro, em 40 centrais espalhadas por Salvador. De acordo com a prefeitura, a rede municipal de ensino tem 169 escolas que ofertam a modalidade.

 

A Matrícula 2016 para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) será realizada em duas etapas. Segundo a SMED (Secretaria Municipal da Educação) o objetivo é conhecer melhor os alunos para apresentar uma proposta que atenda seus interesses e reais necessidades, diminuindo, consequentemente, o abandono escolar.

Na primeira etapa será realizado um diagnóstico de vida escolar das pessoas que buscam a matrícula, promovendo a escuta de suas dificuldades e expectativas. A ação visa auxiliar a organização da proposta pedagógica e o fortalecimento das ações exitosas da escola. Na segunda, será realizada a efetivação da matrícula informada na primeira etapa.

Atualmente a rede municipal de ensino tem cerca de 19.500 alunos matriculados na EJA. Toda estratégia de matrícula está sendo discutida com as dez GRE (Gerências Regionais de Educação), inclusive a possível ampliação do número das centrais de matrícula e suas localizações para que as necessidades de todas as regionais sejam atendidas.